Filtrar


Questões por página:

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a cárie é uma doença desigualmente distribuída, com considerável ônus econômico e impacto na qualidade de vida, e que causa dor, perda dentária, absenteísmo no trabalho e na escola, afetando o desempenho diário e a estabilidade emocional dos indivíduos. A respeito desse assunto, julgue o item seguinte.


Dois tipos de compostos fluoretados são comumente utilizados nos dentifrícios: fluoreto de sódio (NaF) e monofluorfosfato de sódio (MFP, Na2 PO3 F).

Embora os números ainda sejam expressivos, ao longo do tempo houve um declínio da cárie dentária, tanto no Brasil quanto no mundo. Grande parte dessa redução pode ser relacionada à descoberta do potencial terapêutico do uso do flúor. Considerando o exposto, assinale a afirmativa correta.
A avó de uma criança de 10 anos de idade procurou o cirurgião-dentista da Unidade Básica de Saúde devido a um sangramento gengival relatado pela neta. Durante o exame clínico da criança, pôde-se observar uma higiene bucal pouco satisfatória devido a uma grande presença de biofilme e gengivite, entretanto, não havia cavidades de cárie dentária. A família da criança reside no município onde a água de abastecimento é fluoretada há pelo menos 20 anos. Qual é a melhor indicação do uso tópico do fluoreto para ser realizado por essa criança?
Toda vez que o flúor tópico é utilizado, ocorre uma reação química com a estrutura mineralizada dos dentes, formando produtos que interferem com a posterior progressão da cárie. Destes produtos, temos o fluoreto de cálcio (CaF2), o qual funciona como um reservatório para interferir com relação ao desenvolvimento da cárie. A formação de CaF2 depende de uma série de fatores que podem ter implicação clínica no efeito do flúor. Assinale a alternativa INCORRETA com relação aos fatores que interferem na formação de CaF2, durante o uso do flúor tópico sobre o dente.
A classificação conhecida como Índice de Dean (DEAN,1934) tem sido usada por muitos anos para DESCREVER: