Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Sobre a frase que dá título ao texto, marque a alternativa INCORRETA.
Visualizar Questão Comentada
mostrar texto associado
Analise as informações sobre os componentes linguísticos dos textos 1 e 2.
I.As interjeições: "Ué!"e "Vixe!" exemplificam frases nominais. II.As expressões: "sentença bíblica" e "pássaros engaiolados" exemplificam concordância nominal em gênero e em número. III.Na frase: "O saber é o SABER!" - temos: substantivos formados pela derivação imprópria, concordando com seus determinantes em gênero e em número. IV.Todos os termos da série: "outra", "alguém", "que", "do" são invariáveis. V.Na frase: "Escolas que¹ são asas não² amam pássaros³ engaiolados", temos: dois monossílabos que pertencem à mesma classe gramatical e um substantivo com 8 letras e oito fonemas.
Estão CORRETAS:
mostrar texto associado
Marque a alternativa com todos os termos com o mesmo número de sílabas, acentuados por pertencerem à mesma regra de acentuação / tonicidade.
mostrar texto associado
Marque as palavras com dígrafos que são apenas vocálicos.
Visualizar Questão Comentada
mostrar texto associado
Sobre os componentes estruturais do (1º§), analise as enunciações com V(Verdadeiro) ou F(Falso).
(__)A conta bancária sugere condição financeira. (__)As três primeiras vírgulas separam informações entre o sujeito simples e o predicado. (__)Os verbos regulares: "podem reverter" exemplificam formação de tempo composto. (__)Os termos: "indivíduos", "desrespeito", "grosseria" pertencem à mesma classe gramatical, tem igual número de sílabas e são todos paroxítonos. (__)Em: "Em escolas e universidades, estudantes falam alto, usam o celular, ..." - temos exemplo de hipérbato.
Em seguida, marque a alternativa CORRETA.