Filtrar


Questões por página:
Duas mulheres, uma com massa igual a 50 kg e a outra com massa 60 kg, estão separadas por uma distância de 5 metros. Qual é a força de atração gravitacional entre essas duas mulheres?
(Adote G = 6,67 x 10-11 N.m2/Kg2 )
Um estudante, quando aprendeu a Lei da Gravitação Universal, ao saber que o primeiro satélite artificial da Terra, o Sputinik 1, lançado em 1957, tinha o tamanho de uma bola de basquete, resolveu estimar sua velocidade orbital, supondo sua órbita circular.
Para isto pesquisou na internet e obteve os valores da massa e do raio da Terra, da massa do Sputinik 1 e da altitude em que se encontrava e da constante de gravitação universal.
Ao fazer os cálculos verificou que era desnecessário saber o valor
Existem dois tipos de satélites, os polares, que circundam a Terra, passando pelo polo norte e polo sul (longitudinal), e são geralmente os de que fazem o serviço de meteorologia, e os satélites geoestacionários, que são aqueles cujo ponto, em relação ao globo terrestre, não muda a sua posição, geralmente são colocados na faixa equatorial, transmitindo ondas de TV, rádio, celular, etc. Qual das expressões a seguir não é real para as condições físicas da dinâmica e estática do satélite?
Imagem associada para resolução da questão
Durante muitos anos, admitiu-se que a Terra fosse o centro do universo. O astrônomo Nicolau Copérnico (1473-1543), porém, mostrou que esse e outros astros giram em torno do Sol. A tabela a seguir indica o número de dias terrestres para a Terra e um dado asteroide completarem uma volta em torno do Sol.
Imagem associada para resolução da questão

Considere que a órbita do asteroide está no mesmo plano da órbita da Terra e que esses astros e o Sol ocupam a mesma posição relativa, a cada t anos terrestres.
Assim, o menor valor de t é:
Em 1798 o cientista Henry Cavendish realizou uma medida acurada da massa da terra, e, portanto, de sua densidade e mesmo da constante gravitacional (‘Experiments to determine the Density of the Earth’, Philosophical Transactions of the Royal Society of London,88 p.469-526,1798), parâmetro muito importante para o avanço do entendimento geológico de nosso planeta. Nas vizinhanças da Terra, onde altura do corpo em relação ao centro de massa do planeta pode ser aproximada pelo valor do raio da Terra, a igualdade entre a força peso e a Lei da Gravitação Universal de Newton permite associar o valor da aceleração da gravidade g com a constante da gravitação universal G=6,7x10-11m³/kg.s², a massa e o raio da Terra. Considerando g=10m/s², π=3, e que a Terra é uma esfera de volume V=4πR³/3 com raio médio de cerca de 6400 km, calcule a densidade do planeta. Dos valores abaixo o que mais se aproxima para o valor obtido é: