Filtrar


Questões por página:
As radiografias odontológicas possuem grande importância para a identificação humana, pois podem exibir particularidades anatômicas, terapêuticas e patológicas específicas de um indivíduo, cujo corpo não pode ser identificado pelas impressões digitais, como nos casos de corpos carbonizados, putrefeitos e em decomposição avançada. Para subsidiar uma identificação utilizando-se radiografias odontológicas torna-se importante reproduzir no exame pós-morte (PM) as mesmas estruturas evidenciadas no exame produzido antes da morte (AM). Sobre os aspectos técnicos e periciais inerentes a uma identificação radiológica odontológica, analise as afirmativas a seguir, tendo como base uma adaptação realizada no confronto radiográfico AM e PM do trabalho publicado por Pereira e colaboradores (2021), sabendo-se que o lapso temporal entre as radiografias AM e PM é de cerca de 4 anos.
I. Neste confronto radiográfico AM x PM, há 5 similaridades considerando os dentes presentes e ausentes. II. Uma das similaridades anatômicas é a ausência do dente 28 (perda antiga) e uma similaridade terapêutica é a presença de material restaurador no dente 27. III. Por haver pelo menos 6 similaridades e uma discrepância explicável no dente 25, a identificação pode ser positiva. IV. Mesmo havendo pelo menos 6 similaridades, a presença de uma discrepância inexplicável no dente 25 remete a uma exclusão.
88.png (367×396) Fonte: imagem adaptada do artigo científico de autoria de Pereira e colaboradores (2021), publicado na Revista Brasileira de Odontologia Legal, v.3, n.8, p.95-102.
É correto o que se afirma:
Um dos parâmetros para a identificação humana com finalidade pericial é a análise de imagens referentes à pessoa desaparecida que podem ser de face, de sorriso ou de tatuagens em pele. Para as imagens de tatuagem duradoura ou “definitiva”, em específico, considera-se que este método preenche o requisito da perenidade pelo fato dos pigmentos estarem inseridos profundamente à pele. No contexto de identificação humana pela análise de tatuagens “definitivas”, assinale a alternativa correta e que contém a camada específica da pele em que os pigmentos da tatuagem estão depositados
No ano de 2018, um dentista fez a seguinte postagem em sua rede social: Dr. Fulano de tal, dentista (CRO-UF XXXX) é especialista em cirurgia bucomaxilofacial e harmonização orofacial, com experiência na área de bichectomia, alectomia, rinomodelação e aplicação de toxina botulínica para bruxismo e correção de rugas faciais. Ao lado deste texto havia: uma fotografia do profissional junto de um paciente que se dizia muito satisfeito com o tratamento realizado; e duas imagens do tipo “antes e depois”, que exibiam a face desse mesmo paciente, que foi submetido a uma rinomodelação. Todas as imagens do paciente foram cedidas ao profissional mediante autorização de uso de imagem para fins comerciais. Por essa postagem, o profissional foi processado eticamente por ter infringido o código de ética odontológica (CEO). Sobre os aspectos éticos envolvidos nesta publicidade na época em que a postagem foi realizada, analise as afirmativas a seguir.
I. Em relação às especialidades anunciadas, ambas estavam em consonância com o CEO, não havendo infração ética. II. Em relação ao sigilo profissional, não houve infração ética, pois as imagens do paciente estavam devidamente autorizadas. III. Em relação aos procedimentos, há evidência de infração ética pelo anúncio de um procedimento que está fora do âmbito da odontologia, violando o art.11, inciso XIV do CEO. IV. Em relação ao sigilo profissional, houve infração ética, pois o uso das imagens do paciente, mesmo devidamente autorizadas, viola o CEO no art.14, inciso III.
É correto o que se afirma
Uma paciente foi submetida à instalação de um implante osseointegrado na região do elemento dentário 26 e passados cerca de 30 dias houve queixa de dor no terço médio da face, febre e presença de secreção nasal de cor esverdeada. Em relação ao implante dentário, a paciente alegava que a gengiva estava meio dolorida e que tinha a sensação de que o implante estava “mole”. O profissional, que executou este serviço foi procurado e solicitou dois exames por imagem para averiguar o caso. Considerando as indicações bem como o custo x benefício dos exames radiográficos no âmbito da análise de falhas nos tratamentos odontológicos, assinale a alternativa correta.