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Uma professora propôs aos seus alunos que representassem a relação entre a parte hachurada e o todo por meio de uma fração em cada uma das malhas a seguir.

 

 

Depois, a professora entregou aos alunos uma folha de papel com uma malha quadriculada de 30x30 quadradinhos e solicitou que colorissem um número de quadradinhos de modo a obter uma fração equivalente às frações relativas às duas malhas anteriores. Os alunos que tinham domínio da noção de equivalência de frações equivalentes coloriram, corretamente, um total de quadradinhos igual a

O número que deve ser somado ao numerador e denominador da fração ¾, para que ela tenha um aumento de 30%, é

A tabela a seguir mostra o desempenho de um grupo de candidatos em uma avaliação qualitativa de um processo seletivo.


Imagem associada para resolução da questão


Nessa avaliação, o conceito regular foi atribuído a um número de candidatos igual a

Para pintar um conjunto de salas, foram compradas 20 latas de tinta. Após uma semana de trabalho, a razão entre o número de latas que ainda não haviam sido utilizadas e o número de latas já utilizadas era de 2/3. O número de latas que ainda não haviam sido utilizadas era
José comprou 20 m de fio de cobre e utilizou 3/5 dele para fazer um serviço. Do pedaço que restou, ele deu 3/4 para um amigo. O comprimento do fio que ainda ficou com José foi