Filtrar


Questões por página:
A goiabada é uma deliciosa sobremesa típica dos territórios de língua portuguesa, que tem suas origens no período colonial no Brasil, quando a fruta goiaba, usada na preparação de bolo, substitui o marmelo para fazer compotas. No Brasil, a goiabada é consumida geralmente com queijo Minas levando o poético nome de Romeu e Julieta, e é ideal para um delicioso café da manhã em fatias de pão torrado ou servido com queijo fresco. “Dona Aurora foi a Minas e trouxe bastantes barras de goiabada para distribuir com suas três irmãs.” À primeira, a mais velha, ela deu a metade das barras de goiabada mais meia barra de goiabada. À segunda, ela deu 3/4 do que restou e mais meia barra de goiabada. Por último, à terceira, a mais nova, ela deu 5/6 e mais meia barra de goiabada, não sobrando nenhuma com ela. Y representa a quantidade recebida pela segunda irmã. Em relação ao total de goiabadas distribuídas por dona Aurora, a porcentagem que representa a quantidade recebida pela segunda irmã está entre:

Um filme foi exibido na televisão em três partes da seguinte forma:

a primeira parte durou 24 minutos;

• a segunda parte durou 12 minutos a mais que a primeira parte; e,

• a terceira parte durou 6 minutos a menos que a segunda parte.

Assim, a fração do filme que corresponde a sua parte final é:

A quarta parte de um número inteiro ímpar menos 2 é menor que três quartos. Quantos números inteiros tornam essa sentença verdadeira?
Um militar resolveu adotar a “política dos terços” com relação ao seu soldo: um terço deve ser destinado às despesas mensais (aluguéis, transporte, alimentação etc.), um terço destinado à poupança e o outro, ao lazer (viagens, passeios, compras etc.). Ao final do primeiro mês em que seguiu rigorosamente tal “política”, o militar (alcunhado pelos colegas de farda como MiliCão - feroz mas baixinho), apurou que um décimo da quantia destinada às despesas mensais e um oitavo da destinada ao lazer não foram gastos. Tal excedente foi somado à quantia poupada, que passou ao total de R$ 1.274,00. Sendo assim, pode-se afirmar que o soldo de MiliCão é de:
Tião gastou a quinta parte de seu salário com moradia. Com a oitava parte do que sobrou, ele comprou roupas e, logo em seguida, gastou dois sétimos do que sobrou com presentes. Com o dinheiro que ainda restava, depositou em sua conta poupança 4/5 desse valor e doou 1/5 do restante para a igreja. Se Tião ainda ficou com R$ 160,00, o salário de Tião é igual a