Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Nos segmentos abaixo, o termo “que” é pronome relativo em:
mostrar texto associado
Considerando a estrutura do período composto “Explicou-me que se tratava de uma história, um romance, exigiu atenção e resumiu a parte já lida.”, analise as assertivas a seguir.
I- Explicou-me exerce a função sintática de oração principal em relação à “que se tratava de uma história, um romance”.
II- Que, no período composto em análise, exerce a função de conjunção integrante.
III- Que, no período composto em análise, exerce a função de pronome relativo.
IV- Há a presença de orações coordenadas e subordinadas no período.
V- Há a presença de oração coordenada sindética aditiva na composição do período.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
mostrar texto associado

Considerando a estrutura do período composto “Explicou-me que se tratava de uma história, um romance, exigiu atenção e resumiu a parte já lida.”, analise as assertivas a seguir.



I- Explicou-me exerce a função sintática de oração principal em relação à “que se tratava de uma história, um romance”.


II- Que, no período composto em análise, exerce a função de conjunção integrante.


III- Que, no período composto em análise, exerce a função de pronome relativo.


IV- Há a presença de orações coordenadas e subordinadas no período.


V- Há a presença de oração coordenada sindética aditiva na composição do período.



É CORRETO o que se afirma apenas em:

mostrar texto associado
Os pronomes “que” destacados no texto referem-se, respectivamente, a
mostrar texto associado
Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. Em “As placas de “entupimento” são formadas [...] por colesterol, e o acúmulo delas [...]” (Texto 1), “delas” pode ser substituída por “das mesmas” para preservar uma função anafórica, de modo a retomar “placas de entupimento”.

II. Em “[...] englobam um grupo de distúrbios [...] que podem afetar o funcionamento do coração [...]” (Texto 1), “que”, conjunção subordinativa consecutiva, liga a oração principal (englobam um grupo de distúrbios) à subordinada adverbial consecutiva (podem afetar o funcionamento do cérebro).

III. Em “Os principais sintomas do infarto são: [...]” (Texto 1), se houver o acréscimo da expressão “estes” antes do sinal de dois-pontos, a função catafórica em contexto de escrita será preservada.

IV. Em “Quanto maior o consumo médio de álcool [...]” (Texto 2), se houver o acréscimo do verbo “for” após “maior”, o sentido de gradação evidenciado pela conjunção subordinativa proporcional “Quanto” ficará comprometido.