Questões de Concurso
Filtrar
217 Questões de concurso encontradas
Página 41 de 44
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Buritizal - SP
Disciplina:
História
“A história é frequentemente contada de tal modo que se assume a superioridade do Ocidente sobre o resto do mundo. Eu, como outros historiadores, me empenhei em liberar a história de um movimento cultural dos pressupostos de superioridade. (...) Não assumo a superioridade da arte do Renascimento em relação à arte medieval, mas as vejo simplesmente como diferentes. (...) Quanto ao Ocidente, o revivescimento europeu da Antiguidade clássica não ocorreu num vácuo: dependeu de outros renascimentos clássicos em Bizâncio e no Islã. E renascimentos clássicos pertencem ainda a um grupo mais amplo de renascimentos culturais em outras partes do mundo, como a China por exemplo.” (In: As muitas faces da História)
De acordo com a posição do autor Peter Burke, o historiador deve
De acordo com a posição do autor Peter Burke, o historiador deve
Leia o fragmento a seguir: “Contudo, desde a Antiguidade, a ciência histórica, reunindo documentos escritos e fazendo deles testemunhos, superou o limite do meio século ou do século abrangido pelos historiadores que dele foram testemunhas oculares e auriculares. Ela ultrapassou também as limitações impostas pela transmissão oral do passado. A constituição de bibliotecas e de arquivos forneceu assim os materiais da história.” (Le Gof, Jaques – História e Memória.) Tendo o trecho acima como referência, assinale a alternativa correta no que se refere ao o quê o documento histórico é:
mostrar texto associado
Tendo o texto acima como referência inicial, é correto afirmar que Heródoto, como historiador, procura analisar e
As relações entre o ensino de história e a educação em direitos humanos acontecem não apenas na rotina diária da atividade educativa; elas ultrapassam a esfera do cotidiano, porque são reflexos de diferentes formas de representação existentes
Atente para as seguintes afirmações a respeito das novas tecnologias de comunicação e informação no ensino de história:
I. Essas tecnologias contribuem para a busca de informações prévias sobre o tema de estudo, utilizando os mesmos critérios metodológicos da pesquisa histórica quais sejam: seleção temática, interpretação e argumentação.
II. Possibilitam a produção de informação como os hipertextos, a viabilização de laboratórios e a formação integrada por meio de metodologias colaborativas.
III. Para a melhoria da qualidade do ensino de História, faz-se necessária somente a inserção do computador e multimeios.
É correto o que se afirma em