Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Um professor universitário, licenciado em Língua Portuguesa, em uma aula hipotética de Análise Linguística, entrega essa tirinha para os seus alunos; divididos em três grupos, o docente pede que eles façam a pressuposição do que foi dito por Rosinha no 1º quadrinho e o porquê de sua reação no 3º quadrinho. As respostas foram as seguintes:

grupo: Rosinha não conseguiu organizar logicamente seu pensamento para poder ocorrer a exteriorização correta do mesmo. Por isso teve tal reação diante da ação de Chico Bento;

grupo: A emissora (Rosinha) transmitiu uma mensagem com ruídos direcionada ao receptor (Chico Bento), porém não houve comunicação efetiva, pois ambos os envolvidos no diálogo deveriam utilizar o código de forma semelhante para que ocorresse a decodificação da mensagem recebida, por isso ela reagiu assim;

grupo: a locutora (Rosinha) se dirigiu ao interlocutor (Chico Bento), com um objetivo/intenção, que foi refutada por esse, devido talvez ao seu desconhecimento do significado da expressão utilizada por aquela.

Com base nas respostas dos grupos, pode-se afirmar corretamente, que a concepção de linguagem como forma de interação observou-se:
mostrar texto associado
A noção de gramática internalizada, referida pelas autoras, pode ser associada, originalmente, a um campo teórico dos estudos de linguagem de caráter:
Visualizar Questão Comentada
Dentro da comunicação formal, a função de linguagem orientada para o destinatário, que constitui o receptor como o centro de interesse da mensagem, é a função
Visualizar Questão Comentada
A concepção de linguagem influencia diretamente as práticas de ensino de Língua Portuguesa. Assinale a alternativa que representa uma perspectiva interacionista da linguagem.
Visualizar Questão Comentada
Among the essential knowledge required for English language teachers in both initial and continuing education, select the one that has a direct correspondence with teaching and learning.