Filtrar


Questões por página:
A epidemiologia tem como princípio básico o entendimento de que os eventos relacionados à saúde, como doenças, seus determinantes e o uso de serviços de saúde não se distribuem ao acaso entre as pessoas. Há grupos populacionais que apresentam mais casos de certo agravo, por exemplo, e outros que morrem mais por outra determinada doença. Tais diferenças ocorrem porque os fatores que influenciam o estado de saúde das pessoas se distribuem desigualmente na população, acometendo mais alguns grupos do que outros (PEREIRA,1995). A respeito das principais áreas de conhecimento que são fundamentais ao estudo da epidemiologia, assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa que apresenta a quem ou a qual órgão recai, especificamente, a responsabilidade de coleta e interpretação de dados além da divulgação e investigação em casos de surtos.
Nos trabalhos em contato permanente com pacientes, animais ou com material infecto-contagiante em laboratórios com animais destinados ao preparo de soro, vacinas e outros produtos; nas operações com contato permanente com pacientes, animais ou com material infecto-contagiante em gabinetes de autópsias e nas atividades com contato permanente com carnes, glândulas, vísceras, sangue, ossos, couros, pêlos e dejeções de animais portadores de doenças infectocontagiosas, devem ser caracterizados, respectivamente, os seguintes graus de insalubridade: ______.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
O controle de exposição a riscos químicos no trabalho e o monitoramento dos trabalhadores são aspectos de relevância para a garantia de saúde dos trabalhadores. ______ e ______ são biomarcadores de efeito e de exposição, respectivamente. Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
Estudos epidemiológicos têm revelado associação entre trabalho noturno e câncer de mama. Ao se dividir o número de óbitos por câncer de mama pelo número de casos de câncer de mama ao longo de um determinado período de tempo, encontra-se: