Filtrar


Questões por página:
A ação dos músculos permite a realização de movimento das alavancas do corpo, sustentar postura, e pode contribuir para estabilidade articular. A ativação do músculo permite a geração de tensão, sendo esta propriedade conhecida como contratilidade permitindo a execução das suas funções. Sobre o tecido muscular, é correto afirmar que
“Na área da neurologia, os pares de nervos cranianos são de fundamental importância no mecanismo de evolução do ser humano. Ao todo, são 12 pares de nervos e eles estão intimamente ligados à manutenção da vida e aos distúrbios sensoriais, motores e da consciência que o indivíduo pode apresentar durante o processo de nascimento, crescimento, desenvolvimento e senilidade”.
DE MELO FELIX, Willyan Douglas et al. Anatomia Regional e Funcional dos Nervos Cranianos: uma revisão de Literatura. Caderno de Graduação-Ciências Biológicas e da Saúde-UNIT- PERNAMBUCO, v.5, n.1, p.83-83,2022.
Com base no texto acima, os 12 pares de nervos cranianos são:
Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F), sobre fisiologia e fisiopatologia do exercício.
( ) A alimentação equilibrada pode promover saúde, prevenir doenças e melhorar a capacidade do organismo em todas as atividades.
( ) A fisiologia do exercício é o ramo da ciência que investiga as respostas e adaptações do corpo humano ao exercício.
( ) Carboidrato é o combustível preferencial da contração muscular esquelética durante o esforço físico, sendo frequente a depleção das reservas endógenas associada a baixo rendimento esportivo.
( ) Para que ocorra a contração muscular, é necessário que a energia do ATP seja continuamente reestocada, para isso o músculo utiliza 3 (três) fontes de energia: metabolismo anaeróbio lático, alático e aeróbio.
( ) O treinamento pode promover alterações do músculo esquelético tais como: hipertrofia, hipoplasia, adaptação neural.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F), a respeito do desenvolvimento neuropsicomotor da criança até a fase adulta (idoso) na marcha.
( ) Entre 1 (um) e 3 (três) anos de idade, o modelo de locomoção é a marcha acelerada.
( ) A velocidade e cadência da marcha aumentam linearmente com o avanço da idade.
( ) O comprimento do passo aumenta conforme o crescimento músculo esquelético.
( ) Os joelhos estão sempre estendidos nos primeiros meses quando a criança começa a andar com independência.
( ) Nos idosos ocorre diminuição do comprimento do passo e da cadência.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Analise as afirmativas a seguir. O tônus muscular é o estado de relativa tensão em que se encontra permanentemente o músculo normal em repouso, podemos afirmar que:
I. A resistência ao tônus se deve exclusivamente às lesões do neurônio motor superior.
II. A resistência ao tônus se deve a fatores como inércia, rigidez mecânico-elástica intrínseca do músculo e tecidos conjuntivos e a contração reflexa.
III. Pacientes com hiporreflexia e hipotonia tem paralisias flácidas e atrofia muscular discreta.
IV. No exame físico para avaliar o aumento do tônus é necessário aumentar a velocidade de movimentação.
V. Na hipotonia, não há resistência à movimentação dos segmentos do corpo, e a movimentação brusca pode levar à estiramentos e subluxações.

Estão corretas as afirmativas: