Questões de Concurso
Filtrar
336 Questões de concurso encontradas
Página 24 de 68
Questões por página:
I - A designação desse pauperismo pela expressão “questão social”, relaciona-se diretamente aos seus desdobramentos sócio políticos;
II - O conhecimento rigoroso do “processo de produção do capital”, Marx, pode esclarecer com precisão a dinâmica da “questão social”, consistente em um complexo problemático muito amplo, irredutível à sua manifestação imediata, do pauperismo;
III – A partir da segunda metade do século XIX, a expressão “questão social” deixa de ser usada indistintamente por críticos sociais de diferenciados lugares do espectro ideopolítico ela desliza lenta, mas nitidamente, para o vocabulário próprio do pensamento conservador.
Após analisar as afirmativas, assinale a alternativa correspondente.
Sobre esses elementos, analise as afirmativas a seguir
I. Legislações normativas buscam integrar e unificar as ações de cada política em todo o território nacional.
II. A lógica de racionalização de recursos está na base dos processos de descentralização das políticas sociais.
III. Os processos de sociabilidade próprios da lógica da sociedade burguesa influem nas atividades socioeducativas.
Assinale
I. Nada pode ser intelectualmente um problema, se não tiver sido, em primeiro lugar, um problema da vida prática.
II. Historicamente, no seu surgimento, o Serviço Social foi considerado como profissão, uma especialização do trabalho coletivo, inscrita na divisão social e técnica do trabalho.
III. A abordagem do Serviço Social como trabalho foi protagonizada nos documentos de Araxá, de Teresópolis e de Sumaré, que constam das publicações do CBCISS (1986) a partir da perspectiva modernizadora e corroborada, posteriormente, pela ABEPSS.
Quais estão corretas?
Sobre a natureza e emergência do Serviço Social no Brasil, analise as afirmativas a seguir.
I. Conforme a perspectiva histórico-crítica, a profissionalização do Serviço Social relaciona-se com a evolução da ajuda, racionalização da filantropia e organização da caridade.
II. Na ordem monopólica surgem as expressões da questão social e gestam-se as condições histórico-sociais para que, na divisão social e técnica do trabalho, constitua-se um espaço em que possam mover práticas profissionais como as do assistente social.
III. Para Netto (2001), o sincretismo foi um princípio constitutivo do Serviço Social. Constituem fundamentos objetivos da estrutura sincrética do Serviço Social: o universo problemático original que se lhe apresentou como eixo de demandas sócio-históricas, o horizonte de seu exercício profissional e a sua modalidade específica de intervenção.
IV. Com a criação das grandes instituições assistenciais e previdenciárias, especialmente na década de 1940, o Estado passou a intervir não somente na regulação da força de trabalho, mas também no estabelecimento e controle de uma política assistencial vinculada às organizações representativas das classes produtoras. A legitimidade da intervenção do profissional passou a ser derivada do mandato institucional confiado ao assistente social, direta ou indiretamente, pelo Estado.
Estão corretas apenas as afirmativas