Filtrar


Questões por página:

O serviço social brasileiro contemporâneo apresenta uma feição acadêmico-profissional e social renovada, voltada à defesa do trabalho, dos trabalhadores e do amplo acesso à terra para a produção de meios de vida e ao compromisso com a afirmação da democracia, da liberdade, da igualdade e da justiça social no terreno da história.

M. V. Iamamoto. O serviço social na cena contemporânea. In: Serviço social: direitos e competências profissionais. CFESS/ABEPSS, 2009, p.18 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, acerca do serviço social na contemporaneidade. 

A ruptura com o histórico conservadorismo, a partir do movimento de reconceituação, provocou a instauração de um ambiente em que não há possibilidade de interferência de correntes teórico-metodológicas herdeiras da perspectiva modernizadora, de caráter sistêmico, no serviço social brasileiro da atualidade.

Com relação a teoria e metodologia do serviço social, julgue os itens a seguir.

A matriz marxista foi utilizada no serviço social como o primeiro suporte teórico-metodológico à qualificação técnica de sua prática, por meio da apreensão instrumental e imediata do ser social.
mostrar texto associado
De acordo com a perspectiva marxista, a ética orienta a reflexão humana em direção à realização da liberdade no horizonte da emancipação, pois, fazendo parte das escolhas humanas, as ações éticas interferem, de algum modo, nos processos sociais.
mostrar texto associado
A origem da moral atende a necessidades práticas de regulamentação do comportamento dos indivíduos, cumprindo uma função social no processo de reprodução das relações sociais.
mostrar texto associado
O comprometimento do serviço social com os interesses da classe trabalhadora, que permitiu a construção do projeto ético-político-profissional, ocorreu após o período marcado pelos ideais do movimento de reconceituação do serviço social, que coincidiu com a aprovação da Constituição de 1988.