Filtrar


Questões por página:
A complexidade do campo sociojurídico, impregnada pela lógica gerencial do neoliberalismo, dota o trabalho do assistente social de um cariz completamente estranho àquele encontrado no Projeto Ético-Político do Serviço Social nas instituições desse campo. Por um lado, impregna-se do lastro conservador próprio do jurídico; e de outro, o enxugamento das políticas sociais e das condições de trabalho. Nas palavras de Borgianni (2013), o exercício profissional do assistente social passa a apresentar uma lógica que poderia ser chamada de “redução de danos”, isto é, um possibilismo que mescla dois traços evidenciados por Iamamoto (1994):
Assinale a opção correta acerca dos fundamentos históricos e teórico-metodológicos do serviço social.

O mercado de trabalho do assistente social tece-se a partir das transformações sociais, sendo, portanto, um produto social por excelência. As profissões sofrem modificações no curso dos processos sociais, que impõem novas exigências e demandas ao assistente social, redesenhando suas funções e atribuições e redefinindo seu mercado de trabalho e sua formação profissional.

N. L. T. de Almeida e M. M. T. de Alencar. Serviço social: trabalho e
políticas públicas. Saraiva, São Paulo, 2011, p. 102-3 (com adaptações).

Com base no fragmento de texto apresentado acima, assinale a opção correta.

mostrar texto associado
Nos últimos anos, a análise do processamento do trabalho do assistente social centrou-se predominantemente na produção teórica da profissão, estabelecendo-se valorosa associação entre os fundamentos do serviço social e o trabalho profissional cotidiano.
mostrar texto associado
A intervenção social entendida como processo de ajuda psicossocial desenvolvido por meio de um diálogo a partir do qual ocorrem transformações inerentes às exigências de uma pessoa, um grupo ou uma comunidade possui dimensões delimitadas por construções fenomenológicas.