Filtrar


Questões por página:
Um paciente de 58 anos, obeso grau II e DM2, relata azia intensa e regurgitação de conteúdo ácido há mais de 2 anos. Mesmo após aderir a medidas comportamentais e uso correto de IBP em dose dobrada, permanece sintomático. A endoscopia evidenciou esofagite erosiva moderada (grau B de Los Angeles) e ausência de complicações graves. Qual a conduta mais apropriada segundo as diretrizes?
Um homem de 45 anos apresenta pirose retroesternal há 6 meses, especialmente após refeições volumosas e à noite. Ele relata melhora parcial ao elevar a cabeceira da cama e usar antiácidos esporadicamente. Sem sinais de alarme ao exame físico. O médico suspeita de doença do refluxo gastroesofágico (DRGE). Dentre as condutas iniciais, qual a mais adequada segundo as recomendações atuais?
Paciente de 62 anos de idade queixa‑se de náuseas e dor abdominal tipo cólica em faixa superior que irradia para o dorso. Quando perguntado, relatou tabagismo e uso abusivo de bebidas alcoólicas há mais de 30 anos. Ao exame físico, apresenta icterícia leve.
A partir da principal hipótese diagnóstica, são esperadas as seguintes alterações nos resultados de exames:
Visualizar Questão Comentada
Considere um paciente com dor intratável clinicamente e que apresenta massa fibrosa na cabeça do pâncreas, associada a dilatação ductal no corpo e na cauda do órgão, com algumas estenoses.

Nesse caso, a técnica cirúrgica indicada é
Assinale a alternativa que corresponde a granuloma inguinal:
Visualizar Questão Comentada