Filtrar


Questões por página:
Um paciente, masculino,68 anos, diabético, hipertenso, IAM prévio, etilista crônico, apresenta hematêmese e náusea persistente há 02 horas iniciada após episódio intenso de vômito. PA: 100x80 mmHg e FC: 121 bpm. Faz uso de metformina, captopril, hidroclorotiazida, espironolactona e metoprolol. Familiares relatam que há boa adesão à terapia medicamentosa, mas que o paciente não segue as medidas comportamentais indicadas pelo cardiologista, em especial relacionadas ao consumo de álcool, sendo constantes os episódios em que o paciente é encontrado pela manhã com as roupas cobertas de vômitos. Podemos dizer que a principal etiologia da hematêmese e a conduta inicial adequada são, respectivamente:
Os pacientes acometidos com DRGE apresentam maior probabilidade para o desenvolvimento do esôfago de Barrett, haja vista a agressão contínua à mucosa do órgão que leva à consequente substituição do seu epitélio estratificado escamoso por colunar intestinal. Acerca das características apresentadas pelo esôfago de Barrett, é correto o que se afirma em:
Um paciente foi submetido à endoscopia digestiva alta que evidenciou a presença de uma úlcera duodenal cicatrizada e com aspecto avermelhado, sem depósito de fibrina.
De acordo com a classificação de Sakita, essa úlcera é do tipo:
Leandro,50 anos, está internado há 3 dias devido a um quadro de pancreatite aguda. Vem evoluindo bem desde então, com controle da dor e início de aceitação dietética. Na busca pela etiologia que levou ao quadro, a equipe médica do hospital solicitou a realização de uma ultrassonografia de abdome, que não apresentou alterações que justificassem o quadro. Leandro relata ser hipertenso e diabético controlado por medicamentos e, além disso, alega nunca ter ingerido bebida alcoólica. A opção que descreve a correta avaliação do caso é:
São previstas complicações diante da realização de endoscopias, por isso, o médico endoscopista deverá ter a capacidade de diagnosticá-las, bem como conduzir tais intercorrências associadas ao procedimento realizado.

Sobre as complicações relacionadas aos exames endoscópicos, pode-se afirmar que a/uma: