Filtrar


Questões por página:
Paciente de 50 anos, com sintomas de doença do refluxo gastroesofágico, realizou duas endoscopias digestiva alta (EDA) consecutivas, com alterações no esôfago distal, sugestivas de esôfago de Barrett, com extensão de 2cm da transição esofagogástrica. Foram realizadas biópsias desta região, com exame histopatológico compatível com metaplasia intestinal, sem displasia, nos dois exames consecutivos. Tendo em vista a alteração encontrada no exame anatomopatológico, assinale a alternativa correta.
Mulher de 35 anos, com obesidade grau 1, sem outras comorbidades, procura o gastroenterologista por queixa de refluxo ácido, com sensação de queimação retroesternal, há 6 meses, sem outros sintomas associados. Realizou endoscopia digestiva alta (EDA): normal. Assinale a alternativa correta.
Homem de 60 anos apresenta queixas dispépticas de longa data, refratárias ao uso de omeprazol. Após procurar por ajuda médica, realizou Endoscopia Digestiva Alta (EDA) e foi visualizado, no esôfago distal, prolongamento digitiforme de coloração salmão ocupando 3cm da circunferência do esôfago, com extensão de 4cm da transição esôfago-gástrica. Acerca deste quadro, assinale a alternativa correta.
Mulher de 30 anos, sem comorbidades, encontra-se no primeiro trimestre da gestação. Há 6 horas, apresenta quadro de náuseas e vômitos que não cessaram com medicamentos via oral, e na última hora teve dois episódios de hematêmese que a fez procurar o pronto socorro mais próximo. Após avaliação da paciente, foi realizada uma endoscopia digestiva alta (EDA) e visualizada laceração na junção esôfago-gástrica. Assinale a alternativa correta.
Jovem de 15 anos, sexo feminino, está em investigação devido a queixas frequentes de dor abdominal, diarreia, emagrecimento e anemia de longa data. Realizou Endoscopia Digestiva Alta (EDA) que evidenciou, na segunda porção duodenal: pregas achatadas e desaparecimento de pregas com a insuflação. Em relação a principal hipótese diagnóstica, assinale a alternativa correta.