Filtrar


Questões por página:
Um estudo sobre a Opinião Pública afirma, em 1922, que conhecer os efeitos da mídia na sociedade é uma maneira de proteger a democracia.
Sobre o trecho acima, assinale a afirmativa correta.
A CNN, depois de concluir que o iReporters foi uma boa solução, em março de 2011, lançou o Open Story para incrementar a colaboração dos usuários. No Open Story, os leitores são vistos como produtores de conteúdo e disseminadores do conteúdo produzido - seja por seus pares ou pelos jornais - como se fossem filtros da informação apurada. Os jornalistas atuam mais como cartógrafos da informação do que como gatekeepers.

(Adaptado de: www.herdeirosdocaos.wordpress.com)

O lançamento da emissora se insere no chamado Jornalismo
A teoria do jornalismo pela qual o público tende a considerar os assuntos veiculados na mídia como os mais importantes para sua realidade, sendo objeto de suas conversas do dia a dia, é denominada teoria

Leia o trecho a seguir, extraído dos “Princípios Editoriais do Grupo Globo”:

1. A isenção:

Isenção é a palavra-chave em jornalismo. E tão problemática quanto “verdade”. Sem isenção, a informação fica enviesada, viciada, perde qualidade. Diante, porém, da pergunta eterna − é possível ter 100% de isenção? − a resposta é um simples não. Assim como a verdade é inexaurível, é impossível que alguém possa se despir totalmente do seu subjetivismo. Isso não quer dizer, contudo, que seja impossível atingir um grau bastante elevado de isenção. É possível, desde que haja um esforço consciente do veículo e de seus profissionais para que isso aconteça. E que certos princípios sejam seguidos. São eles:

[...]

d. Não pode haver assuntos tabus. Tudo aquilo que for de interesse público, tudo aquilo que for notícia, deve ser publicado, analisado, discutido;


O trecho de tais princípios descreve

Com relação aos fundamentos, às teorias e à sociologia da comunicação, julgue o item a seguir.


Teoria do agendamento, gatekeeper e newsmaking surgiram na segunda fase da formulação das teorias da comunicação e, assim como as primeiras teorias formuladas para o campo de comunicação no período entre as guerras, continuam em constante aperfeiçoamento e alteração.