Filtrar


Questões por página:

Cremilda Medina (1995) conceitua entrevista como um meio cujo fim é o inter-relacionamento humano. A entrevista jornalística, em primeira instância, é uma técnica de obtenção de informações que recorre ao particular.


A autora cita a classificação de Edgar Morin para estabelecer as diferenças de cada um dos tipos de entrevistas. Dentre elas, as entrevistas rito e neoconfissões podem ser conceituadas, respectivamente, de acordo com as seguintes formas e temáticas com que são realizadas:

Com a fragmentação da sociedade em grupos cada vez mais específicos, o jornalismo vem ampliando sua produção também de forma específica, produzindo conteúdos direcionados para determinados segmentos. Essa produção de conteúdos tem uma ligação direta com o planejamento minucioso da publicação, seja jornal ou revista.


Assinale a nomenclatura utilizada para o Projeto que trata do conteúdo e da linha editorial de uma publicação.

Sobre as definições de notícia, analise as afirmativas a seguir.
I. Narrativa cronológica de acontecimentos de interesse público, seguidas de entrevistas reproduzidas integralmente para assegurar a credibilidade. II. Texto opinativo que discute questão atual e de interesse do público, apresentando o ponto de vista da empresa jornalística ou do redator-chefe. III. Relato de uma série de fatos, a partir do fato mais importante ou interessante e, de cada fato a partir do aspecto mais importante ou interessante.
Está correto o que se afirma em
Dentre os textos jornalísticos, os gêneros opinativo e informativo podem ser exemplificados, respectivamente, por
As entrevistas podem ser classificadas quanto aos entrevistados, aos entrevistadores, ao conteúdo. Como geradoras de matérias jornalísticas, as entrevistas são subdivididas em