Questões de Concurso
Filtrar
40 Questões de concurso encontradas
Página 2 de 8
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Concórdia - SC
Disciplina:
Literatura
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre a origem e evolução da literatura infantil.
( ) Com a publicação do livro “Contos da mamãe gansa”, Charles Perrault estabeleceu bases para a criação do gênero “contos de fadas”.
( ) A produção literária de Charles Perrault, Hans Christian Andersen, e dos irmãos Grimm teve como base histórias narradas oralmente ao longo dos anos.
( ) Os irmãos Grimm ficaram famosos pela compilação das fábulas de Esopo, que foram publicadas em doze livros.
( ) Em sua origem, muitos dos contos de fadas, como a Branca de Neve e A Pequena Sereia, terminavam de forma trágica.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
( ) Com a publicação do livro “Contos da mamãe gansa”, Charles Perrault estabeleceu bases para a criação do gênero “contos de fadas”.
( ) A produção literária de Charles Perrault, Hans Christian Andersen, e dos irmãos Grimm teve como base histórias narradas oralmente ao longo dos anos.
( ) Os irmãos Grimm ficaram famosos pela compilação das fábulas de Esopo, que foram publicadas em doze livros.
( ) Em sua origem, muitos dos contos de fadas, como a Branca de Neve e A Pequena Sereia, terminavam de forma trágica.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Concurso:
Prefeitura de Concórdia - SC
Disciplina:
Literatura
Analise o texto a seguir:
O burro e a cobra
Como recompensa por um serviço prestado, os homens pediram a Júpiter a eterna juventude, o que ele concedeu. Pegou na juventude, colocou-a em cima de um Burro e mandou que a levasse aos homens.
Indo o Burro no seu caminho, chega a um ribeiro com sede, onde estava uma Cobra que disse que no o deixaria beber daquela água se no lhe desse o que levava s costas. O Burro, que no sabia o valor do que transportava, deu-lhe a juventude a troco da água. E assim os homens continuaram a envelhecer, e as Cobras renovando-se a cada ano.
Moral: ignorar o valor do que possuímos nos expõe a sermos enganados facilmente.
Qual o gênero do texto acima?
O burro e a cobra
Como recompensa por um serviço prestado, os homens pediram a Júpiter a eterna juventude, o que ele concedeu. Pegou na juventude, colocou-a em cima de um Burro e mandou que a levasse aos homens.
Indo o Burro no seu caminho, chega a um ribeiro com sede, onde estava uma Cobra que disse que no o deixaria beber daquela água se no lhe desse o que levava s costas. O Burro, que no sabia o valor do que transportava, deu-lhe a juventude a troco da água. E assim os homens continuaram a envelhecer, e as Cobras renovando-se a cada ano.
Moral: ignorar o valor do que possuímos nos expõe a sermos enganados facilmente.
Qual o gênero do texto acima?
Concurso:
Prefeitura de Concórdia - SC
Disciplina:
Literatura
Analise os versos abaixo:
(…)
É uma grande pena que não se possa
estar ao mesmo tempo em dois lugares!
Ou guardo dinheiro e não compro o doce,
ou compro o doce e não guardo o dinheiro.
Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo…
e vivo escolhendo o dia inteiro!
(…)
Esses versos fazem parte do poema “Ou isto, ou aquilo”, um clássico da literatura infantil escrito por:
(…)
É uma grande pena que não se possa
estar ao mesmo tempo em dois lugares!
Ou guardo dinheiro e não compro o doce,
ou compro o doce e não guardo o dinheiro.
Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo…
e vivo escolhendo o dia inteiro!
(…)
Esses versos fazem parte do poema “Ou isto, ou aquilo”, um clássico da literatura infantil escrito por:
Disciplina:
Literatura
A xilogravura abaixo, de Calasans Neto, faz parte do livro Tereza Batista Cansada de Guerra (1972) de Jorge Amado, que foi adaptado para uma minissérie televisiva dirigida por Paulo Afonso Grisolli (1992).

Seu título é também o título da segunda parte do romance, em que Tereza, personagem principal, mata com uma facada o seu violador ao vê-lo prestes a chicotear o seu amante. Em Jorge Amado, trata-se do seguinte trecho:
Suspende o braço novamente, o couro sibila no ar − vai chupar ou não, filho da puta? Daniel engole em seco, a taca suspensa, silvando, dispõe-se a obedecer, quando o capitão sente a facada nas costas, o frio da lâmina, o calor do sangue. Volta-se e vê Tereza de pé, a mão erguida, um clarão nos olhos, a beleza deslumbrante e o ódio desmedido. O medo onde está, o respeito ensinado tão bem aprendido, Tereza?”
(AMADO, Jorge. Tereza Batista Cansada de Guerra. São Paulo: Companhia das Letras,2008, p.193-194)
É MENOS evidente a possibilidade de abordagem interdisciplinar

Seu título é também o título da segunda parte do romance, em que Tereza, personagem principal, mata com uma facada o seu violador ao vê-lo prestes a chicotear o seu amante. Em Jorge Amado, trata-se do seguinte trecho:
Suspende o braço novamente, o couro sibila no ar − vai chupar ou não, filho da puta? Daniel engole em seco, a taca suspensa, silvando, dispõe-se a obedecer, quando o capitão sente a facada nas costas, o frio da lâmina, o calor do sangue. Volta-se e vê Tereza de pé, a mão erguida, um clarão nos olhos, a beleza deslumbrante e o ódio desmedido. O medo onde está, o respeito ensinado tão bem aprendido, Tereza?”
(AMADO, Jorge. Tereza Batista Cansada de Guerra. São Paulo: Companhia das Letras,2008, p.193-194)
É MENOS evidente a possibilidade de abordagem interdisciplinar
Concurso:
Prefeitura de Santa Leopoldina - ES
Disciplina:
Literatura
Analise as características dos textos seguintes:
I - Saí para dar uma volta, outro dia, e notei uma coisa. Fazia um tempo glorioso - melhor impossível, e com toda probabilidade o último do gênero a se ver por estas bandas durante muitos meses gelados -, no entanto quase todos os carros que passavam estavam com os vidros fechados. Todos aqueles motoristas tinham ajustado o controle de temperatura de seus veículos hermeticamente fechados para criar um clima interno idêntico ao que já existia no mundo exterior, e me ocorreu então que, no que se refere ao ar fresco, os americanos perderam de vez a cabeça, ou (...)
(BRYSON, Bill. Crônicas de um país bem grande. Trad. De Beth Vieira. São Paulo: Companhia das Letras,2001. Fragmento)
II - Minha verdade espantada é que sempre estive só de ti e não sabia. Agora sei: sou só. Eu e minha liberdade que não sei usar. Grande responsabilidade da solidão. Quem não é perdido não conhece a liberdade e não a ama. Quanto a mim, assumo a minha solidão, que, às vezes, se extasia como diante de fogos de artifício. Sou só e tenho que viver uma certa glória íntima que, na solidão, pode se tornar dor. E a dor, silencia. Guardo o seu nome em silêncio. Guardo o seu nome em segredo. Preciso de segredo para viver. (Clarice Lispector)
Marque a alternativa com identificação carreta dos gêneros literários, de acordo com suas respectivas características textuais:
I - Saí para dar uma volta, outro dia, e notei uma coisa. Fazia um tempo glorioso - melhor impossível, e com toda probabilidade o último do gênero a se ver por estas bandas durante muitos meses gelados -, no entanto quase todos os carros que passavam estavam com os vidros fechados. Todos aqueles motoristas tinham ajustado o controle de temperatura de seus veículos hermeticamente fechados para criar um clima interno idêntico ao que já existia no mundo exterior, e me ocorreu então que, no que se refere ao ar fresco, os americanos perderam de vez a cabeça, ou (...)
(BRYSON, Bill. Crônicas de um país bem grande. Trad. De Beth Vieira. São Paulo: Companhia das Letras,2001. Fragmento)
II - Minha verdade espantada é que sempre estive só de ti e não sabia. Agora sei: sou só. Eu e minha liberdade que não sei usar. Grande responsabilidade da solidão. Quem não é perdido não conhece a liberdade e não a ama. Quanto a mim, assumo a minha solidão, que, às vezes, se extasia como diante de fogos de artifício. Sou só e tenho que viver uma certa glória íntima que, na solidão, pode se tornar dor. E a dor, silencia. Guardo o seu nome em silêncio. Guardo o seu nome em segredo. Preciso de segredo para viver. (Clarice Lispector)
Marque a alternativa com identificação carreta dos gêneros literários, de acordo com suas respectivas características textuais: