Filtrar


Questões por página:
Em um caso no qual se realizou a genotipagem por STR de um pai biológico e seu filho, o resultado mostrou que havia exclusão em somente um dos 15 lócus testados.
Sabendo-se que o pai era autenticamente o pai biológico da criança, assinale a alternativa que explica corretamente o resultado obtido.
O lócus polimórfico HPRTB tem localização cromossomial Xq26. Frequentemente esse lócus compõe o conjunto de marcadores de STR na investigação de vínculo familiar por genotipagem.

Assinale a alternativa em que esse marcador não é informativo.
Na técnica de RFLP para determinação de paternidade é comum reservar uma raia no sistema de eletroforese em gel de agarose para uma amostra que consiste na mistura do DNA digerido do suposto pai e o DNA digerido do(a) suposto(a) filho(a).

Assinale a alternativa que apresente a razão de tal procedimento.

O DNA mitocondrial de dois fósseis diferentes do Homo neanderthalensis encontrados na Europa foi sequenciado revelando que havia 3,5% de diferença entre suas bases.
A comparação entre as sequências do DNA mitocondrial dos dois fósseis e o de DNA mitocondrial de Homo sapiens obtido de diversas etnias revelou 24% de diferença entre suas bases. Os dados do sequenciamento do DNA, incluindo aquele de DNA mitocondrial de chimpanzés, foram então usados na construção de uma árvore filogenética que está ilustrada a seguir. Os resultados mostraram que provavelmente os neandertais não teriam dado origem aos humanos europeus.



De acordo com essa conclusão W, X, Y e Z representam, respectivamente, as seguintes espécies:

Há muitas vantagens em usar polimorfismos de único nucleotídeo (SNPs) em investigações de paternidade ou de identidade em comparação com o método de STR. No entanto, uma desvantagem é a necessidade de analisar pelo menos 40-50 marcadores de SNP em vez de 13-15 lócus com o método de STR.

A principal razão para se usar quase três vezes mais SNPs deve-se: