Filtrar


Questões por página:
Algumas espécies diferentes podem exibir o mesmo fenótipo, embora tenham uma história evolutiva distinta. Exemplos dessa situação são a homologia e a convergência.

Assinale a alternativa que explique corretamente as duas vias evolutivas para esses dois exemplos.

Algumas subpopulações de Drosophila melanogaster exibem variações alélicas da enzima álcool desidrogenase em função da altitude, sendo que a frequência do alelo Adh-F aumenta com a altitude.
Os dados da tabela a seguir mostram as frequências de Adh-F de sete populações de cerca de 300 moscas cada, capturadas na montanha, no sopé da montanha e na planície.

Usando a estatística de F de Wright, assinale a alternativa que apresenta a FSA (frequência da subpopulação dentro de cada altitude) e a FST (frequência da subpopulação relativa ao total).

A sexagem de restos mortais ou de manchas de sangue, lança mão da amplificação do gene da amelogenina, que se localiza nos cromossomos sexuais.
Normalmente o gene da amelogenina apresenta uma diferença de seis nucleotídeos entre homens e mulheres, sendo que o alelo masculino é maior que o feminino.
Em um teste de sexagem usando iniciadores da amelogenina, a partir de uma amostra de mancha de sangue, somente um alelo foi amplificado. Isso significa que:
Um caso notável de polimorfismo balanceado (preservação de variabilidade genética pela seleção natural) é a anemia falciforme que atinge milhares de indivíduos em regiões endêmicas para malária. Indivíduos normais, tem o genótipo HbA /HbA, indivíduos homozigotos para anemia falciforme são HbS /HbS e heterozigotos são HbA /HbS .
Uma população pode evoluir (mudar as frequências de genes) sem que necessariamente a seleção natural esteja agindo sobre ela. Uma situação que ilustra esse tipo de evolução é a deriva gênica que leva à fixação de certos alelos devido a eventos aleatórios não previsíveis.

Um fator que reconhecidamente favorece a evolução por deriva gênica é: