Filtrar


Questões por página:
O topônimo "Lavras da Mangabeira" faz referência a:

“Yi-Fu Tuan, [foi] um dos principais expoentes da Geografia Humanística [...] Suas contribuições à Geografia são diversas, e, em geral, humanizam as relações do homem com seu meio, superando obstáculos impostos pela Geografia durante grande parte do século XX, que pouco considerava o homem como um ser composto por instintos, fantasia e sonhos”. (Passini e Garbin,2011, p.163. Disponível em https://periodicos.uem.br>ojs>article>download. Grifo nosso).


Em 1974, o geógrafo sino-americano Yi-Fu Tuan utilizou o termo topofilia para se referir:

Os núcleos estabelecidos no processo de imigração japonesa para o vale do Rio Macacu, em meados do século passado, foram:
A partir da década de 1980, a Geografia cultural reaparece entre os geógrafos com enorme vitalidade. A despeito da globalização em suas múltiplas facetas, não se verifica a uniformização cultural do planeta. Ao contrário, diferenças de natureza cultural têm se acentuado, levando mesmo a se minimizar a ideia de que a organização espacial seja inteligível apenas com base nos processos de produção. Desta forma, a alternativa que melhor representa a definição de cultura para a Geografia cultural é:
Marque a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna do texto abaixo:
A Geografia Humanista e Cultural promoveu um processo de revalorização do conceito de paisagem, bem como da região, enquanto o espaço adquire a ideia de Espaço Vivido, ou seja, representado pela subjetividade das experiências individuais. Um importante expoente da Geografia Cultural é o geógrafo _____________, o qual analisa que os novos enfoques da Geografia, segundo a lógica fenomenológica, buscam compreender o espaço como “palco” onde as representações se desenrolam. Assim, existe uma relação estreita entre a intriga apresentada e o cenário onde acontece. Frisando, assim, que as relações sociais estão intrínsecas à constituição do espaço.