Filtrar


Questões por página:
As importações de alimentos em nível mundial deverão bater recorde neste ano. Este aumento se deve, em parte, pela elevação da demanda por produtos básicos em países que avançam no controle da pandemia de COVID-19, impactando no volume demandado, mas também pelo aumento nos preços internacionais dos alimentos e nos fretes em 2021. Os maiores aumentos nos preços se concentram nos cereais, e na sequência os óleos vegetais. É preciso buscar respostas no modelo do agronegócio, no qual os alimentos são tratados como ________________, com seus preços definidos não por aspectos internos, mas subordinado a dinâmica de preços internacionais (adaptado de BRASIL DE FATO,2021). Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
“A mundialização da economia capitalista gerou a segmentação do espaço econômico mundial. Esta característica geográfica se expressa no final do século XX na formação de blocos econômicos em todo o mundo” (OLIVEIRA,2012). Em relação aos blocos econômicos, assinale a alternativa correta:
“O capitalismo, para sobreviver, precisava ser profundamente reformado. E isso ocorreria depois do final da II Grande Guerra” (GASPAR, 2015). No que se refere ao capitalismo e às mudanças ocorridas no momento posterior à Segunda Guerra Mundial, analise as afirmativas abaixo:
I. Ocorreu a emergência dos Estados Unidos como potência econômica capitalista. II. Consolidou oligopólios internacionais que deram origem às empresas multinacionais. III. Houve a descentralização da atividade industrial e a sua difusão por todas as partes do mundo. IV. Foram criadas organizações internacionais, como o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional.
Estão corretas as afirmativas:
No período de ascensão da borracha na Amazônia, ainda no século XIX, a ocupação dos seringais era feita por meio, entre outros, de um processo que ficou conhecido como Correrias.As Correrias foram a:

Leia a reportagem a seguir:


Após saída dos EUA, novo TPP é firmado por 11 países no Chile

08/03/2018 17h06

Santiago do Chile,8 mar (EFE).- O Tratado Integral e Progressista de Associação Transpacífico, um dos maiores acordos comerciais do mundo que abrange 498 milhões de pessoas e 13% da economia global, foi assinado nesta quinta-feira por 11 países da bacia do Oceano Pacífico no Chile. Os ministros de Austrália, Brunei, Canadá, Chile, Malásia, México, Japão, Nova Zelândia, Peru, Cingapura e Vietnã firmaram a criação do Tratado Integral e Progressista de Associação Transpacífico (CPTPP, na sigla em inglês) em cerimônia liderada pela presidente chilena, Michelle Bachelet. "É um tratado ambicioso, moderno e com visão de futuro, e que, com criatividade, incorpora as novas temáticas do comércio internacional que exigem que os benefícios da globalização alcancem a todos", opinou Bachelet....

Fonte: https://economia.uol.com.br/


Uma das principais argumentações dos Estados Unidos para a sua saída do referido acordo foi: