Filtrar


Questões por página:
Quando se observa a distribuição setorial da PEA (população economicamente ativa) no Brasil, percebe-se que os trabalhadores ligados ao Comércio e Serviços respondem pela maioria absoluta, na comparação com aqueles que trabalham nos outros dois setores da economia. Esse fenômeno é conhecido como:

Em uma pesquisa sobre o aproveitamento econômico dos recursos naturais e as questões ambientais, um grupo de alunos da Escola de Sargentos das Armas levantou as seguintes informações:

“No panorama global, o Brasil se distingue pela participação muito elevada das fontes renováveis na estrutura de oferta de energia. No Brasil, as fontes renováveis representam perto de 45% do consumo total, resultantes de uma combinação de fatores naturais favoráveis e de políticas energéticas orientadas para fazer uso eficiente dessas vantagens”. (MAGNOLI, Demétrio. Geografia para o Ensino Médio,2012, p.335-336).

A privilegiada posição brasileira descrita nas informações do texto é fruto do peso excepcional das seguintes fontes:

(Concurso Milagres/2018) “Toda organização estatal é etnocidária... Descobre-se, assim, no próprio âmago da substância do Estado, a força de ação do um, a vocação da recusa do múltiplo, o temo e o horror à alteridade (...) Contudo a prática etnocidária de abolir a diferença quando ela se torna oposição, cessa desde que a força do Estado não corra mais nenhum risco (...) Percebemos, por outro lado, que no caso dos Estados ocidentais a capacidade etnocidária é sem limites, desenfreada (...) O que contém a civilização ocidental, que a torna infinitamente mais etonocidária do que qualquer outra forma de sociedade? É o regime de produção econômica, justamente o espaço do ilimitado, espaço sem lugares no que diz respeito ao recuo constante do limite, espaço infinito da fuga permanente para diante. O que diferencia o Ocidente é o capitalismo...” (CLASTRES, Pierre. Arqueologia da Violência. São Paulo, Brasiliense, 1982, p.58-60). Considerando o texto acima, assinale a alternativa correta:
O capitalismo é um sistema socioeconômico que se desenvolveu na Europa com a crise do feudalismo e se expandiu econômica e territorialmente pelo mundo a partir do século XVI. Desde então, vem se transformando: passou por diversas etapas marcadas por características diferentes no que tange às relações de produção e de trabalho, às tecnologias empregadas e às doutrinas que orientam o seu funcionamento. Sobre a evolução do sistema capitalista, analise as assertivas abaixo:

I. A primeira fase do capitalismo, chamada de capitalismo mercantil, foi bastante influenciada pelo pensamento do economista inglês John M. Keynes, um grande defensor da intervenção do Estado na economia para evitar possíveis crises.
II. A terceira fase do capitalismo, chamada de capitalismo financeiro, apresentou um período de crescimento e expansão do sistema capitalista, bem como a formação dos chamados monopólios e oligopólios.
III. A doutrina liberal ditava os rumos do sistema capitalista, principalmente na fase conhecida como capitalismo industrial. O Liberalismo criticava o Absolutismo e o Mercantilismo e defendia, no campo econômico, o direito à propriedade, a livre iniciativa e concorrência. Era amplamente contrário à intervenção do Estado na economia e favorável à livre ação das forças do mercado.
IV. O Neoliberalismo é uma espécie de releitura do Liberalismo Clássico. É típico da atual fase do sistema capitalista e busca aplicar os princípios do modelo liberal surgido durante o capitalismo industrial. Porém, diferentemente dos liberais clássicos, os teóricos neoliberais não creem na regulação espontânea do sistema e, visando disciplinar a economia de mercado, aceitam uma intervenção mínima do Estado.

Quais estão corretas?
Conforme Stédille (2011) até a conquista europeia, não existiu a propriedade privada da terra no continente americano. Os Habitantes primitivos do território tratavam a terra como um bem coletivo, comunal. A Chegada dos europeus em nosso continente foi resultado da necessidade de expansão do capitalismo comercial europeu. Nesse sentido sobre a origem da propriedade de terras no Brasil marque a alternativa CORRETA sobre o nome designado a esse processo de dominação do capitalista: