Filtrar


Questões por página:
A sociedade de consumo é um termo bastante utilizado para representar os avanços de produção do sistema capitalista, que se intensificaram ao longo do século XX notadamente nos Estados Unidos e que, posteriormente, espalharam-se – e ainda vem se espalhando – pelo mundo. Nesse sentido, o desenvolvimento econômico e social é pautado pelo aumento do consumo, que resulta em lucro ao comércio e às grandes empresas, gerando mais empregos, aumentando a renda, o que acarreta ainda mais consumo. Uma ruptura nesse modelo representaria uma crise, pois a renda diminuiria, o desemprego elevar-se-ia e o acesso a elementos básicos seria mais dificultado. Sobre o tema, assinale a alternativa incorreta:
Acerca da temática dos blocos econômicos supranacionais, assinale a alternativa incorreta:
Muito tem se ouvido falar na união de países com o objetivo de obterem crescimento econômico, integração social e, até monetária, em alguns casos, além da livre circulação de mercadorias, serviços, pessoas e capital. A essas associações de países damos o nome de blocos econômicos. O bloco econômico mais completo da atualidade é:
Em 1967, o geógrafo Pedro Pinchas Geiger, apresentou uma nova divisão regional do Brasil, onde não obedecia aos limites dos estados, chamando as regiões formadas de regiões geoeconômicas ou complexos regionais. Essa divisão regional considerava os seguintes aspectos:
A Região Metropolitana de Fortaleza – RMF – foi criada em 1973 abrangendo diversos municípios que têm forte relação social e econômica com a capital. Assinale a opção que apresenta somente municípios que NÃO fazem parte da RMF.