Filtrar


Questões por página:
“QUAL A NOVA GEOPOLÍTICA DO SÉCULO XXI?”

A primeira década do século XXI foi especialmente, marcada por uma série de acontecimentos no cenário econômico, financeiro e geopolítico do planeta globalizado.

Com relação a estes fatos podemos assinalar que:

I - Os Estados Unidos, potência geopolítica, que se caracterizou no século XX por ter sempre um inimigo para vencer, como o comunismo da Guerra Fria, os países do Eixo do Mal e no limiar do novo século, os terroristas do 11 de setembro.

II - Hoje, os Estados Unidos tem de enfrentar a si próprio como maior inimigo, o enorme déficit fiscal, o rebaixamento de sua nota na escala de avaliação de crédito internacional, assim como a recessão econômica e o desemprego.

III - A crise financeira e a recessão econômica que se instalou no cenário mundial teve repercussão somente, nos países emergentes ou em desenvolvimento pois, são os que mais sofrem com o desemprego estrutural.

Assinale a alternativa correta:
O Mercado Comum Europeu, atualmente União Européia (UE), é o bloco regional mais antigo, surgiu em 1957 e o que atingiu o mais elevado grau de integração econômica, social e política, por meio da livre circulação de mercadorias, capitais serviços e pessoas.
Atualmente, é o bloco que abrange o maior número de países.
No entanto, algumas nações européias NÃO FAZEM PARTE da União Européia, como:
Segundo o autor do livro “O choque das civilizações e a recomposição da ordem mundial” Samuel Huntingtom, o mundo está dividido em nove civilizações.
Os países se agrupam de diversas maneiras, se ordenam segundo critérios econômicos, sociais e étnicos-culturais.
Sobre a organização dos países no cenário mundial, todas as alternativas estão corretas, EXCETO:

Sobre o espaço econômico do Brasil todas as alternativas estão corretas, EXCETO:

Região em processo acelerado de ocupação nos últimos anos baseado na tríade madeira - gado - soja.

Após 1970 a sua economia passou a desenvolver grandes projetos mineralógicos. Tudo isso tem ocasionado uma série de problemas e consequências ambientais desastrosas.

O texto acima se refere à seguinte região geo-econômica do Brasil: