Filtrar


Questões por página:
O Instituto de Recursos Mundiais (Organização Não Governamental, com sede em Washington) procedeu um minucioso estudo sobre os vários elementos da natureza degradados no decurso dos últimos séculos e constatou uma série de agressões aos diversos ecossistemas terrestres e aquáticos, destacando: “mais de dois terços (2/3) das terras agrícolas foram degradadas devido à erosão, à poluição e ao empobrecimento dos solos”. E ressaltou: “O desafio do novo milênio reside no uso adequado do solo; somente com sua utilização correta será garantido o atendimento alimentício das gerações futuras”(Disponível em www.cnps.embrapa.br. Acessado em 15/12/2016.).
Considerando a preservação do solo, assinale a alternativa que corresponde a uma técnica de manejo contrária a essa prática:
A esfericidade da Terra, a inclinação do eixo imaginário e o movimento de translação ao redor do Sol fazem com que a Terra não seja aquecida uniformemente. Isso condiciona os mecanismos da circulação atmosférica do globo terrestre, levando à formação de centros de baixa pressão e de alta pressão que se alteram continuamente.
Sobre esses centros de pressão, assinale a alternativa CORRETA:
Sobre os movimentos de massa, assinale a questão que indica o que é INCORRETO afirmar.
O intemperismo é o conjunto de modificações de ordem física (desagregação) e química (decomposição) que as rochas sofrem ao aflorar na superfície da Terra. Várias características do ambiente onde esse processo ocorre influenciam diretamente nas reações de alteração da rocha, no que diz respeito à sua natureza, velocidade e intensidade. Entre eles destaca-se o material parental, referente à natureza dos minerais constituintes, de sua textura e estrutura.
Assinale a opção que indica o mineral constituinte de rocha que apresenta a menor velocidade de intemperismo.
Leia o fragmento abaixo e assinale a opção que apresenta o domínio morfoclimático descrito.
“A aparência xeromórfica de muitas espécies é falsa. Segundo Ferri (1963), trata-se de um pseudoxeromorfismo, fato que endossaria a hipótese de um escleromorfismo oligotrófico (Arens in Ferri,1963). As plantas lenhosas seriam, portanto, uma flora de evolução integrada às condições dos climas e dos solos dos trópicos úmidos, sujeitos a forte sazonalidade herdada de condições ecológicas de longa duração no interior do período quaternário” (Ab’Sáber, Aziz Nacib. Os domínios da natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial,2003).