Filtrar


Questões por página:

“Os sistemas urbanos são grandes consumidores de água. Todo lançamento de esgoto doméstico em um rio, sem tratamento prévio, origina o zoneamento espacial no corpo hídrico.”

(Troppmair, Helmut. Biogeografia e Meio Ambiente.9ª ed. Rio de Janeiro. Technical Books 2012. P.151.)


Relacione adequadamente a zona espacial no corpo hídrico às suas respectivas características.

1. Zona de águas limpas.

2. Zona de degradação.

3. Zona morta.

4. Zona de recuperação.

5. Zona de águas límpidas.


( ) É o trecho do rio em que não há oxigênio dissolvido.

( ) É o trecho do rio antes do lançamento dos efluentes. As condições físico‐químicas e biológicas, ou seja, todo hidroecossistema está em equilíbrio.

( ) É o trecho em que o rio realiza a autodepuração, ou recebe afluentes mais limpos, responsáveis pela lenta reintegração de oxigênio que permite o reaparecimento gradativo dos elementos bióticos.

( ) É o local a partir do qual são restabelecidas as condições bioecológicas iniciais.

( ) Após o lançamento dos esgotos, verifica‐se o enriquecimento por matéria orgânica, a eutrofização com proliferação de micro‐organismos, bactérias e peixes, levando à redução gradativa do oxigênio dissolvido.


A sequência está correta em

“A drenagem fluvial é composta por um conjunto de canais de escoamento inter‐relacionados que formam a bacia de drenagem, definida como a área drenada por um determinado rio ou por um sistema fluvial. As bacias de drenagem podem ser classificadas, de acordo com o escoamento global.”

(Christofoletti, Antônio. Geomorfologia. São Paulo: Edgard Blücher 1980, p.102.)


Quanto às características da bacia de drenagem, afirma‐se que “quando não há nenhuma estruturação em bacias hidrográficas, como nas áreas desérticas onde a precipitação é negligenciável e a atividade dunária é intensa, obscurecendo as linhas e os padrões de drenagem”. Nesse sentido, a bacia de drenagem é classificada em:

“Os movimentos do regolito correspondem a todos os movimentos gravitacionais que promovem a movimentação de partículas ou partes do regolito pela encosta abaixo.”

(Christofoletti, Antônio. Geomorfologia. São Paulo: Edgard Blücher 1980, p.28.)


De acordo com o exposto e a partir de suas principais características, analise os movimentos a seguir.

I. Conhecido como (creep ou reptação) – corresponde ao deslocamento das partículas, promovendo movimentação lenta e imperceptível dos vários horizontes do solo.

II. É o deslocamento rápido de um bloco de terra, quando o solapamento criou um vazio na parte inferior da vertente. Geralmente ocorrem em vertentes íngremes, sendo comuns nas falésias litorâneas, nas margens fluviais e em muitos cortes de rodovias e ferrovias.

III. É o fluxo coletivo do regolito mais rápido que se conhece, movimentando enormes volumes de materiais. Quanto à composição, pode ser constituída de gelo e neve até as formadas predominantemente de fragmentos rochosos.


Assinale a classificação correta dos movimentos apresentados anteriormente.

Após a análise da figura apresentada é possível inferir que se trata do seguinte bioma
Os rios que apresentam desnível acentuado em seu percurso tendem a apresentar potencial hidrelétrico aproveitável, principalmente quando o suprimento de água for garantido por clima ou hidrografia favoráveis. Não é necessária a ocorrência de quedas de água, mas de desníveis que possibilitem a construção de barragens que formem uma represa e criem uma queda artificial. Pode-se considerar como aspecto positivo nas construções de barragens: