Filtrar


Questões por página:

O deserto do Saara está a milhares de quilômetros da Amazônia, mas as duas localidades são ligadas todos os anos por um fenômeno que desafia a imaginação.

Centenas de milhões de toneladas de poeira deixam os desertos da África, cruzam o Oceano Atlântico e alcançam a América do Norte, o Caribe e a América do Sul, onde impactam desde a saúde dos habitantes até a fertilidade do solo. "Para se ter uma ideia da distância que a poeira do Saara percorre, da costa nordeste da África até o Caribe são cerca de 6.000 km", explica Santiago Gassó, geofísico argentino e pesquisador da NASA, que se especializou no uso de satélites para detectar a poeira. "E ela também atinge o norte da Amazônia entrando pelo lado da Venezuela", ressalta o pesquisador. Com nutrientes usados pelas plantas, como fósforo e nitrogênio, poeira ajuda a fertilizar terras da Amazônia.


Imagem associada para resolução da questão


Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/geral-46927856 – adaptado, acesso em 14/11/19

O fenômeno descrito no texto ocorre em função dos

O domínio dos cerrados é um espaço territorial marcadamente planáltico em sua área core. Paradoxalmente, é dotado de solos em geral pobres, porém em condições topográficas e climáticas bastante favoráveis [...]. a utilização imediata e pouco racional dos capões de mata “matos grassos” eliminou a cobertura vegetal e estragou os solos, de modo quase irreversível (caso dos capões de matas situados ao norte de Anápolis e do extenso mato grosso de Goiás, na região de Ceres). AB’SABER, A. N. Domínios da natureza do Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editora,2003.
A pobreza dos solos dos cerrados referida no texto é explicada

Observe o mapa abaixo:

Imagem associada para resolução da questão


O mapa apresenta a diversidade de áreas ocupadas pelo bioma caatinga. Entre essas áreas, destaca-se em extensão a Depressão Sertaneja Setentrional, cuja feição topográfica

No território brasileiro, as estruturas e as formações litológicas são antigas, mas as formas do relevo são recentes. Estas foram produzidas pelos desgastes erosivos que sempre ocorrem e continuam ocorrendo, e com isso, permanecem sendo reafeiçoadas. Desse modo, as formas grandes e pequenas do relevo brasileiro têm como mecanismo genético, de um lado, as formações litológicas e os arranjos estruturais antigos, de outro, os processos mais recentes associados à movimentação das placas tectônicas e ao desgaste erosivo de climas anteriores e atuais. ROSS, J. L. S. Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp,2003.
Os cinturões orogênicos compõem importantes exemplos de formações litológicas antigas do território brasileiro. Esses macrocompartimentos do relevo brasileiro
Atenção com o mar muito agitado no Sul e no Sudeste 02/12/2019 às 01:44 por Josélia Pegorim
A primeira semana de dezembro será marcada por forte agitação marítima na costa das regiões Sul e Sudeste do Brasil. A passagem de um grande ciclone extratropical pela região oceânica entre a Argentina e o Uruguai deixa o mar agitado. Os fortes ventos sobre o oceano, provocados pelo ciclone extratropical, geram grandes ondas que passam pelas praias do Sul e do Sudeste nos próximos dias. A Marinha do Brasil emitiu vários avisos de ressaca para toda a faixa litorânea, desde o Chuí, no Rio Grande do Sul, até Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro. As ondas podem alcançar picos de 2,5 metros ou 3,0 metros nos próximos dias em muitas praias do Sul e do Sudeste.
O fenômeno descrito no texto resulta da dinâmica de circulação da atmosfera, a partir de diferenciações de pressão e temperatura, associadas à(s)