Filtrar


Questões por página:
O processo histórico do pensamento geomorfológico passou por diferentes teorias, as quais contribuíram para a compreensão do processo evolutivo do relevo. Uma das principais teorias apoia em três fases no processo de evolução do modelado terrestre: juventude, maturidade e senilidade. Conforme Casseti (2005), diante do elevado gradiente produzido pelo soerguimento em relação ao nível de base geral, o sistema fluvial produz forte entalhamento dos talvegues, o que caracteriza a juventude; a maturidade é descrita pelo rebaixamento do relevo de cima para baixo e essa evolução tende a atingir total horizontalização topográfica na fase denominada senilidade, como mostra a figura abaixo: Considerando o processo de evolução do modelado terrestre, assinale a alternativa que indica corretamente o autor da teoria acima descrita.
Com relação à tectônica de placas, atribua valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) para as afirmativas a seguir. ( ) Em limites de placas divergentes as placas afastam-se, uma nova litosfera é formada e a área da placa permanece constante. ( ) Em limites de placas convergentes as placas colidem, uma delas é reciclada, retornando ao manto e a área da placa diminui. ( ) Em limites transformantes as placas se chocam frontalmente, transformando-se em uma só, aumentando a área da placa. ( ) No fundo do mar, o limite entre as placas em separação é marcado por uma dorsal mesoceânica, que exibe vulcanismo ativo, terremotos e rifteamento. ( ) A falha de Santo André é um exemplo de falha transformante continental e a Cordilheira dos Andes é formada pela colisão da placa Sul-Americana com a placa de Nazca. Assinale a alternativa que apresente, de cima para baixo, a sequência correta.
O Cerrado é compreendido como um dos cinco biomas existentes na biogeografia brasileira. Das afirmativas a seguir, assinale a que apresenta informações corretas sobre o Cerrado:

Leia o texto abaixo.


“O Brasil passou a viver, a partir de 2014, os primeiros grandes focos daquilo que pode ser a maior crise hídrica de sua história. Com um problema grave de seca e também de gestão dos recursos naturais, o país vem apresentando níveis baixos em seus reservatórios, em épocas do ano em que eles costumam estar bem mais cheios. Essa ocorrência, de certa forma, representa uma grande contradição, pois o Brasil é considerado a maior potência hídrica do planeta”.

PENA, Rodolfo F. Alves. "Escassez de água no Brasil"; Brasil Escola.

Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/geografia/escassez-agua-no-brasil.htm>. Acesso em 06 de abril de 2016.


No que se refere aos aspectos hídricos no Brasil e a problemática de sua escassez, assinale a alternativa correta.

Nas desembocaduras fluviais dos rios da região Nordeste do Brasil, ocorrem os ambientes estuários que abrigam um importante ecossistema costeiro conhecido como manguezal.


Considerando as características desse ecossistema, assinale a afirmação verdadeira.