Filtrar


Questões por página:


Imagem associada para resolução da questão

(Disponível em: http://www.cetesb.sp.gov.br. Acesso em: 16 nov 2021.)


As figuras retratam um problema ou fenômeno climático urbano que afeta diretamente a vida das pessoas, principalmente durante o inverno. A imagem representa:

O relevo não é estático, mas dinâmico. O modelado da crosta sofre contínua transformação. Esse fluxo pode ser muito lento, e quase sempre nossos sentidos são incapazes de captá-lo. As transformações morfológicas são provocadas por dois tipos de forças: os agentes internos ou modeladores e os agentes externos ou esculpidores. Podemos citar como exemplo de agente externo:
Marcado por diferentes características físicas, o Nordeste brasileiro é comumente dividido em quatro sub-regiões: Meio-norte, Sertão, Agreste e Zona da Mata. Das características abaixo, a única que não se encontra diretamente relacionada às peculiaridades da Zona da Mata nordestina é:
O Brasil tem um território de dimensões continentais. Suas terras se estendem pela Zona Climática Intertropical e seu litoral é igualmente extenso, essas e outras características, imprimiram no clima nacional, forte influência das massas de ar oceânicas. Observe as massas de ar que atuam no território brasileiro e analise as afirmativas abaixo:



I – As massas de ar equatoriais e tropicais têm sua atuação atenuada no inverno, em função do avanço da Massa Polar Atlântica (mPa).
II – Em grande parte da Amazônia, o clima é quente e úmido o ano inteiro porque permanecem atuando massas quentes e úmidas – Massa Equatorial Continental (mEc) e Massa Equatorial Atlântica (mEa).
III – Na área central do país, por consequência do encontro da Massa Tropical Atlântica (mTa) e a Massa Polar Atlântica (mPa), forma-se uma frente fria e há ocorrência de fortes chuvas no inverno.
IV – No clima subtropical ocorrem verões amenos e invernos rigorosos, com chuvas mal distribuídas ao longo do ano, consequência da ação dominante da Massa Polar Atlântica (mPa).

Estão corretas as afirmativas:
O Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) foi criado pela lei 9.985, de 18 de julho de 2000 e tem como um dos objetivos proteger os recursos naturais necessários à subsistência de populações tradicionais, respeitando e valorizando seu conhecimento, sua cultura, promovendo-as social e economicamente, sendo denominadas Unidades de Proteção Integral e Unidades de Uso Sustentável, conforme a restrição ao uso.

Entende-se por Unidades de Conservação de Uso Sustentável as (os):