Filtrar


Questões por página:
Com o crescimento das cidades e aumento da demanda por água, tanto, em ambiente urbano quanto, em rural, os problemas envolvendo a manutenção da qualidade e quantidade das águas superficiais e subterrâneas tende a se agravar. As fontes mais comuns de poluição e contaminação das águas subterrâneas. Marque a alternativa CORRETA:
I. Deposição de resíduos sólidos no solo, decorrente de resíduos provenientes das atividades industriais, comerciais ou domésticas em depósito a céu aberto, conhecido por lixões provoca poluição no solo e nas águas subterrâneas; II. O Lançamento de esgotos diretamente sobre o solo ou na água, os vazamentos em coletores de esgotos e a utilização de fossas construídas de forma inadequadas contribuem para contaminação das águas subterrâneas. III. fertilizantes e agrotóxicos utilizados na agricultura não causam contaminação no solo nem nas águas subterrâneas; IV. Exploração de minerais com ou sem utilização de substâncias químicas em sua extração não provoca contaminação no solo nem nas águas subterrâneas; V. Os cemitérios são fontes potenciais de contaminação das águas, principalmente por microrganismos.
Em relação as Bacias Hidrográficas do Brasil, qual bacia hidrográfica tem suas vertentes delimitadas pelos divisores de água da Cordilheiras dos Andes, pelo Planalto das Guianas e pelo Planalto Central.
Lineu foi responsável por associar a classificação biológica um sistema eficiente de nomenclatura. Ele sugeriu que o nome científico de todo ser vivo fosse composto de duas palavras, ficando conhecido como nomenclatura binomial, sendo utilizado até hoje. Sobre as regras sugeridas por Lineu, assinale a afirmativa INCORRETA.
Durante a aula de ciência, o professor, através do PowerPoint, mostrou uma ilustração de célula animal com todas as suas organelas. No início da explicação, ele destacou duas organelas: a primeira, uma rede de sacos e tubos membranosos ativo na síntese da membrana e em outros processos sintéticos e metabólicos, e, ainda, possuindo regiões crivadas de ribossomos e lisas; e, a segunda, digestória, cujas macromoléculas são hidrolisadas. As organelas destacadas pelo professor foram, respectivamente:
Observe a descrição de dois conceitos fundamentais na geografia para a compreensão da disciplina e da maneira como as pessoas se relacionam com o ambiente em que vivem.

Descrição nº 1: refere-se a uma porção específica da superfície terrestre que possui características distintivas e únicas. Essas características podem ser físicas, como relevo, clima, vegetação e recursos naturais; ou características humanas, como cultura, história, arquitetura e população. Podem variar em tamanho, desde algo pequeno quanto uma casa ou uma árvore, até algo grande como uma cidade, estado ou país. Cada porção específica da superfície terrestre tem sua identidade única sendo identificável por suas características particulares.

Descrição nº 2: é uma área geográfica mais ampla e abrangente que compreende a interação complexa entre os elementos naturais e humanos. Inclui todos os recursos naturais; culturais; e, humanos, que formam o cenário visual e ambiental de uma região específica, tais como montanhas; rios; florestas; cidades; estradas; edifícios; campos agrícolas; e, outros elementos físicos e culturais. É resultante da interação contínua entre a natureza e as atividades humanas ao longo do tempo.

As descrições se referem aos conceitos de: