Filtrar


Questões por página:
Os BRICS consolidaram-se nas últimas décadas como um grupo de países emergentes que busca ampliar sua influência no cenário internacional. Entre suas ações, destacam-se a cooperação econômica, política e social, bem como a criação de instituições financeiras próprias. Considerando as características, objetivos e desafios do bloco, assinale a alternativa CORRETA:
Além do aspecto econômico, o agrupamento Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (BRICS), também atua em áreas como ciência, tecnologia, segurança alimentar, saúde e meio ambiente, reforçando a cooperação entre países do hemisfério Sul. Essa união, portanto, representa uma tentativa de equilibrar as forças globais, ampliando a voz e o poder de decisão de nações que, historicamente, tiveram pouca influência nas grandes organizações internacionais. Assinale CORRETAMENTE, a respeito dos BRICS:

Texto 1


Três linhas subaquáticas do sistema de gasodutos Nord Stream projetados para levar gás da Península Yamal da Sibéria Ocidental diretamente à Alemanha sofreram danos “sem precedentes”. A causa das explosões é desconhecida, mas acredita-se que elas tenham sido fruto de um ato de sabotagem – da parte de quem, porém, permanece um mistério.


Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/ucrania-russia/noticia/2022/09/27/ Acesso: 16 ago.2025. (Adaptado)



Texto 2


Para substituir o gás russo, a Alemanha acelerou a construção de terminais de importação de GNL, incluindo o terminal flutuante de Wilhelmshaven, que entrou em operação em novembro–dezembro de 2022. Desde então, os EUA têm sido a principal fonte de GNL da Alemanha: em 2023, cerca de 80% do GNL importado pela Alemanha veio dos EUA; em 2024, esse número subiu para mais de 90%.


Disponível em: https://www.acgusa.org/wp-content/uploads/2025/02/LNG-Report-Andreas-KaiserREVISED.pdf?utm_source=chatgpt.com. Acesso: 14 ago.2025. (Adaptado)



Uma consequência geopolítica direta, resultado do ocorrido no texto 1, e uma consequência econômica, resultado da ação no texto 2, estão descritas, respectivamente, na seguinte alternativa:

A estrutura agrária brasileira sempre foi marcada pela forte concentração fundiária, o que gerou profundas desigualdades no campo, dando origem a movimentos sociais organizados em defesa da reforma agrária. O debate sobre a terra no Brasil vai além da posse física, envolvendo questões de cidadania, justiça social e uso racional dos recursos naturais. Com base nessa perspectiva, podemos afirmar que:
No processo histórico da industrialização mundial, o geógrafo Francisco Capuano Scarlato compara o processo de industrialização nos países capitalistas e socialistas. Sobre a participação do Estado nesse processo, Scarlato afirma que: