Filtrar


Questões por página:
Na geofísica aplicada os métodos elétricos são considerados os mais versáteis, sendo extensamente aplicados em prospecção mineral, prospecção de águas subterrâneas, estudos de geologia de engenharia e estudos ambientais.
Em relação aos métodos elétricos, assinale a afirmativa correta.
No Século XIX, o engenheiro Henry Darcy (1803-1858) revolucionou a hidrogeologia obtendo avanços na movimentação da água subterrânea.
Compreender a direção e a velocidade de fluxo das águas subterrâneas são fundamentais para o entendimento do modelo hidrogeológico de uma área, para o gerenciamento de áreas contaminadas e para a gestão das águas subterrâneas.
O perfil geológico esquemático apresentado a seguir contém 2 (duas) camadas de rocha com características geológicas e hidráulicas distintas, e 4 (quatro) poços tubulares com identificação da posição dos filtros (linhas brancas no poço).
51_1.png (387×136) A tabela a seguir apresenta os dados da cota da “boca” do poço (em metros sobre o nível do mar), e a profundidade do nível estático dos quatro poços apresentado no perfil acima.
51_2.png (250×152)
Considere que:
• A camada A é composta predominantemente por siltito/argilito, possui condutividade hidráulica K = 0,0001 m/dia e porosidade n = 0,5. • A camada B é composta predominantemente por arenito, possui condutividade hidráulica K = 60 m/dia e porosidade n = 0,2. • A distância entre P1 e P3 é de 10m, e a distância entre P2 e P4 é de 1000m. • A velocidade de fluxo pode ser obtida pela equação v = K.i/n, sendo i o gradiente hidráulico.
A esse respeito, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) O sentido de fluxo de ambas as camadas é de leste para oeste. ( ) O sentido de fluxo de ambas as camadas é de oeste para leste. ( ) Existe a possibilidade de drenança da camada A para a camada B. ( ) A velocidade de fluxo na camada A é de 0,00002m/dia, e a velocidade na camada B é 0,3m/dia.
As afirmativas são, respectivamente,
Segundo o Serviço Geológico do Brasil (SBG / CPRM), aquífero é uma formação geológica que contém água e permite que quantidades significativas dessa água se movimentem no seu interior em condições naturais
Fonte: http://www.cprm.gov.br/publique/SGB-Divulga/Canal-Escola/Aquiferos1377.html, acessado em 28/10/2022.
Em relação aos aquíferos, avalie as afirmativas a seguir:
I. Um indicador de poluição difusa de água subterrânea é o nitrato. Sua origem está relacionada a atividades agrícolas e esgotos sanitários. II. Altos tempos de residência significam baixas taxas de recarga em grandes aquíferos. III. O aquífero confinado é caracterizado por formações geológicas permeáveis, limitadas acima e abaixo por material geológico impermeável e que estão sob pressão superiores à atmosférica. IV. Quanto mais alta a elevação do nível de água acima de um datum, mais alta é a superfície potenciométrica.
Estão corretas:
Nos últimos anos, muito se fala sobre mudanças climáticas e transição energética. A busca pelo substituto dos combustíveis fosseis, além da crescente e continua emissão de CO2 na atmosfera, forçou uma maior e melhor relação da geologia com as áreas de engenharia. Trabalhos recentes (Cartier,2020; Raza et al.,2022) sugerem a estocagem do CO2 em basaltos como uma forma segura e a longo prazo.
(Fonte: Raza, A. Glatz, G., Gholami, R., Mahmoud, M., Alafnan, S. Carbon mineralization and geological storage of CO2 in basalt: Mechanisms and technical challenges, Earth-Science Reviews.2022. doi.org/10.1016/j.earscirev.2022.104036. Cartier, K. M. S. (2020), Basalts turn carbon into stone for permanent storage, Eos, 101, doi.org/10.1029/2020EO141721. Published on 20 March 2020. Acessado em 27/10/2022.)
Nesse contexto, assinale a opção que indica a forma mineral mais estável para estocar CO2 num sistema fechado.
O ramo da geologia que estuda as deformações da crosta terrestre, compreendendo as estruturas e a morfologia desde a sua formação, e também seus mecanismos e processos de deformação, é conhecido como