Filtrar


Questões por página:
Dobras são ondulações que podem ocorrer tanto em rochas ígneas e metamórficas quanto em rochas sedimentares, podendo ser convexas ou côncavas. Considerando esses elementos da geologia estrutural e seus aspectos, numere a coluna II de acordo com a I.

COLUNA I

1. Atectônicas

2. Tectônicas

3. Sinclinais

4. Anticlinais

COLUNA II

( ) Dobras relacionadas com a dinâmica interna do planeta.

( ) Dobras relacionadas com a dinâmica externa do planeta.

( ) Dobras com convexidade para baixo, quando conhecidas suas relações estratigráficas, ou seja, rochas mais novas encontram-se no seu núcleo.

( ) Dobras com convexidade para cima, quando conhecidas suas relações estratigráficas, ou seja, rochas mais antigas encontram-se no seu núcleo.

A sequência correta, de cima para baixo, é
Visualizar Questão Comentada
Atente ao seguinte excerto: “Este tipo de aquífero comum às rochas cristalinas, caracteriza-se por possuir elevada anisotropia e heterogeneidade, sendo, por isso, totalmente descontínuo no espaço. O principal fator que condiciona a acumulação e a circulação de água é o grau de faturamento da rocha."

O texto trata de um tipo de aquífero comum às regiões semiáridas do Brasil, denominado aquífero
Sobre a movimentação dos corpos celestes e a influência nas marés, assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas do texto. As marés são mudanças periódicas de curto prazo no nível dos oceanos em um determinado lugar, combinado pela força____________ da Lua e do Sol. Percebemos que as maiores marés, também chamadas de marés de sizígias, ocorrem principalmente nas Luas Cheias e Nova, isso porque há a ________ das forças gravitacionais dos dois corpos celestes. Já as marés de quadratura ocorrem nas Luas Crescente e Minguante pela divisão das forças gravitacionais dos astros ocorrerem em ____________ diferentes. Esse movimento ocorre __________ vez(es) ao dia pela rotação da Terra.

Analise o mapa a seguir.


Imagem associada para resolução da questão

Disponível em:<https://www.thoughtco.com/seismic-hazard-maps-of-the-world-1441205> . Acesso em: 9 abr.2018 (Adaptação).


No espaço sul americano retratado no mapa, a probabilidade de ocorrência de terremotos nos próximos 50 anos não
“A teoria da tectônica de placas é recente, mas sua formulação baseia-se em mais de 100 anos de especulações, pesquisas geológicas e debates. Com a formulação da teoria da tectônica de placas surge uma nova explicação para um dos mais antigos e controvertidos temas da geologia – o da deriva continental. A ideia de que os continentes não foram fixos durante toda a história da Terra e, sim, de que sofreram movimentos relativos sobre a sua superfície só agora se torna mais compreensível e aceita com a explicação do ponto de vista da tectônica de placas.”

(Popp, José Henrique. Geologia Geral.6ª ed. Rio de Janeiro: LTC,2010 p.11.)

Sobre a teoria da tectônica de placas, analise.

I. Procura demonstrar que a superfície semirrígida da crosta sofre movimentos sobre uma porção inferior, quente e fluida, denominada astenosfera.
II. A superfície semirrígida da crosta sofre movimentos; com isso, as rochas superficiais sofrem deformações, produzindo estruturas características, conhecidas como produtos do tectonismo.
III. O fenômeno da tectônica de placas processa-se em escala global, mas se encontra evidenciado segundo direções preferenciais ou regionais.

Estão corretas as alternativas
Visualizar Questão Comentada