Filtrar


Questões por página:
Devido a eficiência da mineralização da matéria orgânica, poucas moléculas conservam sua estrutura intacta ou mesmo seu esqueleto carbônico original. Assim compostos orgânicos que resistem a destruição parcial das suas estruturas originais pelo processos biogeoquímicos foram chamados de “Fósseis Quimicos” por Eglinton (1967).
Em relação à geoquímica orgânica, analise as afirmativas a seguir.
I. Biomarcadores são compostos orgânicos, resistentes à degradação, uma espécie de assinatura química, como um fingerprint, permitindo a identificação da origem dos hidrocarbonetos. II. Durante a diagênese nos sedimentos os biomarcadores sofrem as mesmas reações que os outros compostos orgânicos do sedimento: perda dos grupos funcionais, aromatização e isomerização. A diferença é que o esqueleto carbônico básico é conservado. III. Em betumes imaturos e óleos de maturidade muito baixa, formas insaturadas e funcionalizadas podem estar presentes. IV. A distribuição dos biomarcadores pode fornecer dados para distinguir rochas geradoras depositadas em diferentes ambientes e óleos gerados a partir delas., bem como nível de biodegradação, maturação, ambiente deposicional e correlação óleo-óleo e óleo-rocha geradora e migração.
Está correto o que se afirma em
O uso de isótopos tornou-se uma ferramenta importante na rastreabilidade de materiais com fins forense. A perícia com isótopos estáveis pode ajudar a resolver crimes ambientais envolvendo aninais silvestres, bem como de extração e comércio de madeiras nativas, e até mesmo na área de mineração, no caso dos garimpos ilegais.
Em relação aos isótopos estáveis, assinale a afirmativa correta.
Nos últimos anos, muito se fala sobre mudanças climáticas e transição energética. A busca pelo substituto dos combustíveis fosseis, além da crescente e continua emissão de CO2 na atmosfera, forçou uma maior e melhor relação da geologia com as áreas de engenharia. Trabalhos recentes (Cartier,2020; Raza et al.,2022) sugerem a estocagem do CO2 em basaltos como uma forma segura e a longo prazo.
(Fonte: Raza, A. Glatz, G., Gholami, R., Mahmoud, M., Alafnan, S. Carbon mineralization and geological storage of CO2 in basalt: Mechanisms and technical challenges, Earth-Science Reviews.2022. doi.org/10.1016/j.earscirev.2022.104036. Cartier, K. M. S. (2020), Basalts turn carbon into stone for permanent storage, Eos, 101, doi.org/10.1029/2020EO141721. Published on 20 March 2020. Acessado em 27/10/2022.)
Nesse contexto, assinale a opção que indica a forma mineral mais estável para estocar CO2 num sistema fechado.
O grupo dos argilominerais são diferenciados nos tipos 1:1 e 2:1 que estão associados ao arranjo das folhas octaédricas e tetraédricas, além dos cátions compensadores.
Com relação aos argilominerais, avalie se as afirmativas a seguir estão corretas.
I. O termo argilomineral é usado para designar uma faixa de tamanho de partículas (<2um). II. O argilomineral do tipo 1:1 apresenta 1 folha tetraétrica e 1 folha octaédrica e o melhor exemplo é a caulinita. III. O argilomineral do tipo 2:1, apresenta 2 folhas octaédrica e 1 tetraétrica e como exemplo tem-se o feldspato. IV. A ocorrência de ilitas sempre está associada a rochas básicas.
Está correto o que se afirma em
As análises laboratoriais para estudos geoquímicos são rotineiras na Geologia.
Analise as afirmativas a seguir, acerca das técnicas analíticas mais comuns na Geologia:
I. A partir da técnica de Difratometria de raios X (DRX) tem-se análises mineralógicas. II. A técnica de MicroCT é uma análise destrutiva. III. Análises isotópicas são obtidas a partir da técnica de Fluorescência de raios X (FRX). IV. A técnica de Fluorescência de raios X (FRX) analisa os 10 maiores óxidos. V. A técnica de Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) permite análises de morfologia do material.
Está correto o que se afirma em