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Observe-se a tabela a seguir:

Imagem associada para resolução da questão

A partir dos dados de contagens volumétricas apresentados acima e utilizando os fatores de equivalência de 1,5 para ônibus, 1,5 para caminhões e 1 para motos, o pico horário, considerando o volume total somente nas quatro horas de medição em unidades de carro de passeio (ucp/h), é:

Considerando-se níveis de serviço definidos de “A” a “F” no contexto de rodovias, o nível que descreve as condições de fluxo livre, em que a operação dos veículos não é virtualmente afetada pela presença de outros veículos, depende apenas das condições geométricas e das preferências dos motoristas. E o nível que descreve onde a habilidade para manobrar é severamente restringida devido ao congestionamento do tráfego, em que a velocidade é reduzida pelo volume crescente e apenas distúrbios muito pequenos podem ser absorvidos sem que se formem extensas filas são, respectivamente, os níveis:
Em estudo de filas, a variável que representa o intervalo de tempo entre a passagem da traseira e a frente de dois veículos consecutivos é:
De acordo com o Manual de Estudos de Tráfego, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT (2006), o FHP (Fator Horário de Pico) de uma determinada hora em uma determinada seção de via, calculado com base nas contagens volumétricas que registraram, nos quartos de hora, 280,275,320 e 213 veículos por hora (em ucp – unidades de carro de passeio), é:

Observe-se a figura a seguir:


Imagem associada para resolução da questão


O diagrama de espaço-tempo acima refere-se a uma programação semafórica, ainda em elaboração, para três interseções de uma via principal que opera em regime de sentido duplo de direção. Para a interseção 1, foi determinado um ciclo de 60s com um tempo de verde de 30s e 03s de amarelo.

Considerando que os veículos trafegam a uma velocidade média de 30 km/h e que as demais interseções terão o mesmo tempo de ciclo e estágios, o tempo máximo de “banda verde” que contemple as três interseções e seja igual para as duas direções de tráfego, bem como as defasagens para as interseções 2 e 3 serão, respectivamente, de: