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I. Na perspectiva da Gestalt-terapia, um diagnóstico baseado nos rótulos nosológicos oriundos da psiquiatria clássica, sem uma compreensão psicodinâmica, de nada serve ao propósito do diagnóstico gestáltico, uma vez que facilita e viabiliza uma melhor percepção do processo e do indivíduo. II. Segundo Freud, o ego seria o sistema original da personalidade, ligado às ações primárias e às pulsões inconscientes, ou seja, as satisfações e prazeres corporais. O id, por sua vez, é o lado racional, que obedece aos princípios da realidade, controlando os impulsos do ego. O superego é o lado da personalidade responsável pelos valores sociais e morais. É o superego que determina os impulsos instintivos do indivíduo.
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I. Na perspectiva da Gestalt-terapia, a psicopatologia é o estudo da interrupção, da inibição ou outros acidentes no processo do ajustamento criador. É o estudo da maneira como uma pessoa funciona em seu meio, do que acontece na fronteira de contato entre o indivíduo e seu meio, da influência dos neurotransmissores e hormônios na qualidade de vida do indivíduo. É nessa fronteira de contato que os eventos psicológicos têm lugar. II. A entrevista fenomenológica está concebida como uma relação interpessoal real entre terapeuta e paciente, centrando-se no aqui e agora da experiência relacional. Pretende definir uma relação terapêutica baseada em três atitudes: empatia, aceitação incondicional e autenticidade. Essa entrevista está orientada à tomada de consciência por parte do entrevistado acerca de si mesmo, facilitando a expressão de emoções e valores através do comportamento não diretivo do terapeuta.
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I. Na psicoterapia individual, uma pessoa treinada estabelece um contrato profissional com um paciente e realiza intervenções verbais e não verbais com o objetivo de aliviar a ansiedade, mudar o comportamento mal adaptado e encorajar o crescimento e desenvolvimento da personalidade.

II. A violência psicológica, na perspectiva da Gestalt-terapia, é aquela realizada contra a pessoa idosa e que não inclui ações como o impedimento arbitrário de trabalhar ou de cuidar da aparência pessoal. Esse tipo de violência, para os estudiosos dessa escola, compreende apenas ações que geram danos físicos ou financeiros.

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I. A violência física refere-se a qualquer comportamento do companheiro que visa a fazer o outro sentir-se inútil ou com medo, afirma Melanie Klein. Para essa psicanalista, esse tipo de violência é o resultado de uma interação familiar pouco construtiva, permeada por desejos e necessidades básicas não supridas e pode ser evitada a partir da investigação das relações maternas do indivíduo violento.

II. Na perspectiva da Gestalt-terapia, caracteriza-se uma intimidação sistemática (bullying) quando há apenas a violência psicológica dissociada da violência física contra uma criança no ambiente escolar.

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I. A Avaliação Psicológica de crianças e de adolescentes em suposta situação de violência sexual mostra-se bastante ampla e complexa, além de requerer vários conhecimentos acerca deste tema. É imprescindível a análise de possível sugestionabilidade no relato da vítima e de situações de alienação parental que podem envolver falsas acusações.

II. A finalidade de um laudo psicológico é identificar as características de um indivíduo ou grupo para entender seu processo de desenvolvimento, bem como esclarecer ou explicitar aquilo que não é de conhecimento ou que não se tem juízo razoável, limitando-se a fornecer somente as informações necessárias relacionadas à demanda, à solicitação ou à petição.

III. Na perspectiva da Gestalt-terapia, a grande maioria das crianças não experienciam com a família as primeiras situações de aprendizagem e introjeção de padrões, normas e valores. Ou seja, para os estudiosos dessa escola de pensamento, a criança desenvolve-se a partir de suas relações sociais, não familiares.

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