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A gestão por competências tem sido adotada por diferentes organizações públicas, privadas e da sociedade civil. Ou seja, os profissionais de Recursos Humanos, responsáveis pela gestão por competências, tem considerado
“Relaciona-se com o desempenho de atividades técnicas cotidianas da empresa. São exemplos de cargos encontrados neste nível os supervisores e encarregados.”
Dentre os níveis administrativos, o acima descrito se refere ao:
Segundo Chiavenato (2021), há muitos modelos para o desenvolvimento de talentos e técnicas de desenvolvimento de competências pessoais no trabalho. Entre esses modelos e técnicas estão os seguintes:
I. Exercícios de simulação. II. Jogos de empresas. III. Centros de desenvolvimento internos (universidades corporativas).
Quais estão corretos?
As competências são ações que podem mudar os rumos da empresa, levando-a a novos desafios, agregando valor financeiro, além de gerar valor profissional e social ao empregado sobre sua postura profissional e ética. Tendo em vista que as competências são divididas em três categorias dentre os aspectos de treinamento e desenvolvimento, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Competências conceituais.
2. Competências técnicas.
3. Competências comportamentais.
( ) O treinamento ajuda a melhorar as aptidões e a desenvoltura, habilitando os empregados para manejo de máquinas, equipamentos e ferramentas, efetivação e operação de tarefas.
( ) O treinamento tem por objetivo modificar as atitudes negativas e transformá-las em positivas, beneficiando treinando e organização.
( ) O treinamento serve para elevar o nível de abstração, para que sejam desenvolvidas ideias e conceitos, a fim de ajudar os colaboradores a pensarem em termos estratégicos e globais.
A sequência está correta em
Habilidade para lidar com as pessoas; disposição para enfrentar desafios; espírito de equipe – são competências necessárias para os novos líderes que fazem com que as organizações sofram mudanças. Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A competência essencial dos líderes é saber delegar, sem a necessidade específica de ter um bom trato com a equipe.
( ) A competência “gestão de pessoas” marca o fim da liderança autoritária e o início de uma atenção voltada para o capital humano.
( ) As competências dos líderes atuais são adquiridas somente em sala de aula.
( ) Uma competência só se desenvolve quando é exigida rotineiramente, ou seja, vivenciada com frequência.
A sequência está correta em