Filtrar


Questões por página:
Os modelos de Gestão de Pessoas, em sua evolução histórica, desenvolveram-se em torno de conceitos-chave determinantes da sua forma de atuação e direcionamento de uma organização, os quais, quando analisados, permitem a compreensão das suas especificidades e complementaridades ao longo da história.
(FLEURY,2002.)

Os modelos de Gestão de Pessoas são classificados em quatro perspectivas, sobre as quais, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Modelo de Gestão de Pessoas como Departamento de Pessoal: distinguir a administração de pessoal processual e burocrática, da Gestão de Recursos Humanos, voltada para a integração, o comprometimento, a flexibilidade, a adaptabilidade e a qualidade.
( ) Modelo de Gestão de Pessoas como Gestão do Comportamento Humano: atuação sobre comportamento e entendimento de que os empregados são um fator de produção, cujos custos deveriam ser administrados de forma semelhante aos custos dos demais fatores de produção.
( ) Modelo de Gestão de Pessoas Estratégica: vincular a gestão de pessoas às estratégias, às políticas e às práticas da organização, adaptando as necessidades desta e promovendo as pessoas como elementos de diferenciação.
( ) Modelo de Gestão de Pessoas baseada nas Competências: competências definem a competitividade das organizações e oportunidades a serem aproveitadas por meio do desenvolvimento das competências pessoais.

A sequência está correta em
Os objetivos e parâmetros dos processos de gestão de pessoas classificam-se em
Acerca de aspectos relativos à gestão de pessoas, julgue o item a seguir.

A gestão estratégica de pessoas engloba procedimentos para a tomada de decisões sobre os objetivos e as estratégias de longo prazo da organização.
Analise as proposições que se seguem:
Uma questão importante nas práticas de gestão de pessoas é a articulação entre o trabalho, a subjetividade e a saúde psíquica, fortemente marcada pela organização e pelas condições de trabalho. Por conta da variabilidade entre sujeitos, dada sua constituição complexa, contraditória e particular, tornam-se muitas vezes difíceis a interpretação de certos sofrimentos relatados pelos trabalhadores e o estabelecimento de nexo causal entre uma dada situação de trabalho e uma consequente doença ou sofrimento psíquico
POR ISSO
deve-se sempre buscar a interpretação e a explicação das doenças ou sofrimentos psíquicos no próprio indivíduo, haja vista a primazia do caráter subjetivo em relação à organização e às condições de trabalho.
Assinale a alternativa CORRETA acerca dessas duas proposições.
Em sua história, notamos que o campo da Administração de Recursos Humanos tem se transformado, considerando as perspectivas sistêmica e estratégica como formas de se promover o desenvolvimento organizacional.
Em relação a processos consagrados, como as práticas de Treinamento e Desenvolvimento (T&D), por exemplo, é clara a necessidade de articulação junto aos demais subsistemas de ARH, orientando o todo organizacional a uma maior sinergia e, consequentemente, à aprendizagem.
Nesse sentido, orienta-se ao setor de RH a realização de diagnóstico para definir diretrizes quanto aos processos de gestão de pessoas.
Em se tratando da avaliação das práticas em T&D, assinale a alternativa INCORRETA referente aos meios que podem ser utilizados para atingir esse objetivo.