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A Secretaria Municipal de Mobilidade elaborou um novo plano estratégico com foco na ampliação do transporte público sustentável. Como parte do processo, definiu o seguinte conjunto de direcionadores:

• Objetivo: Ampliar o acesso da população ao transporte coletivo sustentável.
• Indicador: Percentual de linhas com ônibus elétricos em operação.
• Meta: Dobrar, até 2028, a proporção de linhas operadas com veículos de baixa emissão.

Durante uma reunião técnica, surgiu o questionamento sobre a clareza conceitual dessas definições, especialmente quanto à distinção entre objetivo, indicador e meta.
Com base na distinção conceitual, é correto afirmar que
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Uma agência pública voltada para a promoção da inclusão profissional de jovens em situação de vulnerabilidade realiza avaliações anuais de desempenho de seus servidores, conduzidas pelo superior imediato, com base em critérios como pontualidade, comprometimento e espírito de equipe. Após participarem de uma palestra sobre sistemas de gestão do desempenho focados em resultados, a área de gestão de pessoas da agência decidiu revisar o processo de avaliação de desempenho.
A alternativa que representaria uma mudança de orientação compatível com os princípios de sistemas de gestão de desempenho focados em resultados é a seguinte:
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Uma fundação pública vinculada à área de educação está estruturando um sistema de monitoramento para acompanhar os resultados de um programa de fortalecimento das bibliotecas escolares. O objetivo é garantir que as metas operacionais sejam acompanhadas de forma sistemática e que a gestão possa agir diante de desvios ou avanços.
Durante a fase de planejamento, a equipe elaborou o seguinte esquema básico:

• objetivo estratégico: ampliar o acesso a livros e à leitura nas escolas públicas;
• meta: elevar em 25% o número médio de empréstimos mensais de livros por estudante até o final do ano;
• indicador: número médio mensal de empréstimos por aluno;
• meio de controle: painel mensal com dados enviados pelas bibliotecas escolares.

Avaliando o esquema básico proposto durante o planejamento à luz das boas práticas de um sistema de monitoramento e acompanhamento de políticas públicas, é correto afirmar que:
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Durante a implementação de um sistema de monitoramento para uma política pública de fomento à economia criativa, diferentes propostas foram apresentadas pelos setores técnicos envolvidos. Cada proposta traz decisões sobre como estruturar os indicadores, os instrumentos de acompanhamento e o uso dos dados.
Com base nas boas práticas de construção de sistemas de monitoramento de políticas públicas, um sistema bem estruturado deve:
O modelo conceitual proposto pelo governo federal propõe oito passos para orientar a construção de indicadores de desempenho em políticas públicas: 1) avaliar os objetivos e metas do programa; 2) identificar os interessados nos resultados; 3) definir os tipos de indicadores mais adequados; 4) definir critérios de seleção dos indicadores; 5) mapear indicadores candidatos; 6) analisar trade-offs entre os indicadores; 7) validar os indicadores escolhidos; 8) cadastrar os indicadores definidos.
A alternativa que associa um programa público a uma proposta de monitoramento alinhada aos princípios e etapas do modelo conceitual é:
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