Filtrar


Questões por página:
A síndrome hipertensiva específica da gestação (SHEG) é uma doença multissistêmica que costuma ocorrer na segunda metade da gestação se caracterizando pela elevação dos níveis pressóricos e, por vezes, lesão de órgãos alvos. No Brasil é a maior causa de mortalidade materna e perinatal. Sobre a SHEG, assinale a alternativa CORRETA.
Os avanços terapêuticos em saúde permitiram que mulheres portadoras de cardiopatias congênitas chegassem à idade fértil, no entanto, dados brasileiros revelam que a cardiopatia é a primeira causa não obstétrica de morte materna e ocupa a quarta causa na mortalidade geral durante a gestação. Sobre as emergências cardiológicas em gestantes, assinale a alternativa CORRETA.
Marque a alternativa correta relacionada com a emergência obstétrica:
O Brasil é o campeão mundial de cesarianas: mais da metade dos bebês brasileiros nascem por meio de uma cirurgia, o que está na contramão de diretrizes e práticas internacionais. Por essa razão, o modelo hegemônico de assistência ao parto e nascimento do país tem sido questionado. Referente a cesariana assinale a alternativa CORRETA.

Durante a anamnese deve-se levar em conta, preliminarmente, a idade da menopausa. Esta tem importância na cronologia dos sintomas menopáusicos, no desenvolvimento das doenças cardiovasculares e da osteoporose. A síndrome menopáusica é composta pelos chamados, sintomas vasomotores e pelas modificações atróficas. Entre os primeiros, os mais disseminados e incômodos são as ondas de calor, também denominadas de fogachos. Tais sintomas podem ocorrer mesmo antes de estabelecida a menopausa. Nessas circunstâncias deixam prova inequívoca do hipoestrogenismo reinante, dispensando qualquer comprovação laboratorial nesse sentido.

FEBRASCO – Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia. Manual Climatério, triênio 2009- 2011, pag.41.


Uma mulher de 52 anos, pele branca, com consulta agendada ao ginecologista, queixa-se de sensação de calor intenso pelo corpo, várias vezes ao dia, exacerbado em tórax e face, há vários meses, refere amenorreia a 09 meses, sendo G2 P2 A0, nega comorbidades. Antecedentes familiares negativos para neoplasias ou patologias ósseas. Ao exame ginecológico, nada digno de nota.

Ao se tratar de um possível Climatério, os exames complementares indicados para o rastreio e seguimento dessa paciente, em acordo com a idade, segundo o US Preventive Task Force, incluem:


I- Mamografia.

II- Densitometria mineral óssea.

III- Colonoscopia.

IV- USG de tireoide.

V- USG de aorta abdominal.



Assinale a assertiva CORRETA: