Filtrar


Questões por página:
Paciente em acompanhamento pré-natal questiona acerca do surgimento de pelos finos no limite do couro cabeludo, após início de gravidez. O médico responde, tranquilizando-a, que essa é uma queixa relativamente comum e que ocorre por modificações do organismo materno, inclusive sendo considerada como um sinal de probabilidade de gestação. A afirmação do médico está:
O nome da patologia clínica rara que se apresenta com derrame pleural, ascite e fibroma ovariano é:
Gestante vivendo com HIV há mais de 10 anos, em uso regular e com boa adesão à TARV, apresenta resultado indetectável em CV-HIV coletada com 34 semanas e 4 dias de gestação. A via de parto indicada para essa paciente deverá ser:
Uma paciente estava em seguimento pós-molar quando recebeu o diagnóstico de evolução para neoplasia trofoblástica gestacional (NTG). Baseado no Escore De Risco FIGO para NTG, no qual pontuou 7, o tratamento adequado a ser iniciado é:
A.C.S.,23 anos, busca a UBS de seu bairro com quadro de dor em baixo ventre e febre há dois dias (TA máxima de 38,4º) e DUM há 18 dias. Ao exame físico, verifica-se, ainda, dor à mobilização do colo uterino e à palpação de anexos. Estabelecendo-se o diagnóstico de DIP e utilizando a classificação de MONIF como parâmetro, a paciente foi orientada a iniciar antibioticoterapia domiciliar, a comparecer em reavaliação após 72h do início do tratamento e a comunicar sobre a necessidade de tratamento empírico as suas parcerias sexuais dos últimos: