Filtrar


Questões por página:
A genotipagem para HPV oncogênico usada para rastreamento do câncer de colo uterino deverá ser solicitada a partir dos ________ anos de idade em mulheres que já iniciaram a vida sexual. Quando o DNA-HPV de alto risco oncogênico não for detectado, o teste deverá ser repetido em _______ anos.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Mulher de 55 anos de idade, menopausa aos 50 anos, refere sangramento vaginal intermitente nos últimos 3 meses. Faz uso de tamoxifeno para tratamento de câncer de mama há 2 anos. Apresenta outras comorbidades, como obesidade, hipertensão arterial sistêmica e diabetes tipo 2. Ao exame, pressão arterial: 130/90 mmHg, IMC: 30 Kg/m², exame especular: mucosa atrófica, com colo e vagina sem lesões visíveis, com pequena quantidade de sangue coletado em fundo vaginal, sem sangramento ativo. Realizada ultrassonografia transvaginal (US-TV) que evidencia útero AVF, com volume de 120cm³, miométrio homogêneo, endométrio heterogêneo com espessura de 4 mm, ovários atróficos. Qual é a conduta adequada nessa situação?
De acordo com as diretrizes atuais do Ministério da Saúde para o pré-natal, assinale a alternativa correta.
A síndrome de Meigss é uma condição associada à ascite de origem
Visualizar Questão Comentada
Gestante primigesta,29 anos, idade gestacional de 8 semanas, apresenta recorrência de quadro depressivo grave com ideação suicida estruturada. História pregressa evidencia transtorno depressivo maior com remissão completa após uso de fluoxetina 60mg/dia por 2 anos, tendo descontinuado a medicação ao descobrir a gravidez. Escala de Depressão Pós-Parto de Edinburgh = 22/30.
Considerando a história prévia, os riscos da depressão não tratada na gestação e as evidências contemporâneas sobre o uso de psicofármacos no período gestacional, a conduta terapêutica mais apropriada neste momento é
Visualizar Questão Comentada