Filtrar


Questões por página:

Gestante,21 anos de idade, primigesta, com idade gestacional de 26 semanas, em acompanhamento regular do pré-natal. Queixa dor abdominal em região periumbilical há dois dias, associada a anorexia, náuseas, vômitos e com melhora apenas parcial após o uso de dipirona 500 mg (VO). Nega doenças crônicas, alergias e cirurgias prévias.


Ao exame: bom estado geral, consciente, cooperativa, orientada. Corada, acianótica, anictérica, hidratada, afebril (T axilar 36,2 ºC). PA: 85 x 60 mmHg, FC: 95 bpm. Bulhas normofonéticas e normorrítmicas em dois tempos com sopro sistólico panfocal (II/VI). FR: 21 irpm, sons pulmonares sem alterações. Abdome gravídico, difusamente doloroso à palpação superficial, com dor intensa à descompressão da fossa ilíaca direita.


A melhor hipótese diagnóstica e a conduta a ser tomada para esse caso são, respectivamente:

Assinale, a seguir, um critério clínico de certeza de gravidez.
Cerca de 5 a 10% das mulheres na menacme têm o diagnóstico de Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP). O diagnóstico dessa doença é de exclusão; portanto, para fazê-lo é preciso excluir outras doenças que podem cursar com sintomas semelhantes. Entre os marcadores séricos relacionados, NÃO deve ser solicitado com esse objetivo:
Um dos diagnósticos diferenciais de amenorreia na menacme é a síndrome de Kallman. Sabe-se que essa doença é caracterizada por uma tríade. Assinale, a seguir, a alternativa que apresenta um componente dessa tríade.
“ADR,17 anos, comparece à consulta com queixa de dispareunia, prurido vaginal e corrimento esbranquiçado com odor fétido há duas semanas. À colposcopia, observa-se colo em framboesa e aspecto tigroide à análise pelo teste de Schiller.” O provável causador dessa afecção é um(a):