Filtrar


Questões por página:
De acordo com o Ministério da Saúde, o método de rastreamento do câncer do colo do útero e de suas lesões precursoras é o exame citopatológico. Os dois primeiros exames devem ser realizados com intervalo anual e, se ambos os resultados forem negativos, os próximos devem ser realizados a cada
Sobre a relação entre cardiopatia e gravidez, avalie as afirmações abaixo:
I. Mulheres com cardiopatia congênita podem ter um aumento no risco de complicações durante a gravidez devido à sobrecarga hemodinâmica adicional.
II. Mulheres com cardiopatia adquirida, como valvulopatias, geralmente não enfrentam riscos aumentados durante a gravidez, desde que a função cardíaca seja preservada.
III. Mulheres com cardiomiopatia hipertrófica têm um risco aumentado de complicações durante a gravidez devido ao aumento da demanda cardíaca e ao risco de arritmias.
IV. As mulheres com síndrome de Marfan são aconselhadas a evitar a gravidez devido ao risco de dissecção aórtica durante o período gestacional.
Quais das afirmações acima são VERDADEIRAS?

Acerca de afecções do trato urinário, julgue o item seguinte.


Em mulheres grávidas, o quadro de bacteriúria, ainda que assintomática, tem consequências clínicas, por isso tanto o rastreamento quanto o tratamento antibiótico dessa condição são indicados durante a gestação.

Acerca de afecções do trato urinário, julgue o item seguinte.


Em mulheres jovens sadias, os fatores de risco associados à pielonefrite incluem relações sexuais frequentes, novo parceiro sexual, infecção do trato urinário (ITU) nos últimos doze meses, história materna de ITU, diabetes e incontinência urinária.

Em relação à previsibilidade de uma gestante desenvolver Doença Hipertensiva Específica da Gestação (DHEG), assinale a alternativa que apresenta testes preditivos que possam indicar tal doença.