Filtrar


Questões por página:
G.N.S.,35 anos, primigesta, idade gestacional de 10 semanas, IMC 26 kg/m2, vem à segunda consulta de pré-natal com resultado de glicemia de jejum de 92 mg/dL.

Com relação a esse caso, assinale a alternativa correta.
F.N.B.,23 anos, solteira, vem ao pronto-socorro ginecológico queixando-se de dor em hipogástrio há 6 dias, além de corrimento amarelado de odor fétido e dispareunia de profundidade. Já procurou ginecologista por 2 outras vezes por leucorreia com odor forte. Ao exame físico: TAX 38 ºC, abdome doloroso à palpação de hipogástrio, com dor à descompressão brusca negativa. Especular: secreção vaginal amarela e bolhosa, em moderada quantidade. Ao toque vaginal bimanual: dor à mobilização do colo uterino. Anexos não palpáveis.

De acordo com esse caso, assinale a alternativa que representa, respectivamente, o diagnóstico mais provável e o tratamento mais adequado.
Visualizar Questão Comentada
O seguimento pós-molar é de extrema importância para assegurar a adesão à vigilância hormonal de beta-hCG e a melhora da qualidade de vida das pacientes e de seu futuro reprodutivo.
O conhecimento médico, com estudos constantes e atualizações, é fundamental para melhorar os cenários clínico e assistencial prestados às mulheres brasileiras.
Assinale a alternativa que representa corretamente o momento pós-esvaziamento uterino de uma gestação molar em que deve ser dosado o beta-hCG, a fim de afastar a possibilidade de neoplasia trofoblástica gestacional, de acordo com a FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) e ACOG (American College of Obstetricians and Gynecologists).
Um médico atuando na Estratégia Saúde da Família do município atende uma mulher de 32 anos com queixa e corrimento vaginal persistente há duas semanas. A paciente relata que já utilizou, por conta própria, um tratamento anteriormente prescrito, sem sucesso. Ela também menciona que sua parceira sexual apresenta sintomas semelhantes. Após o exame clínico e a coleta de exames complementares, o médico institui o tratamento adequado.

Considerando as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e os princípios da integralidade e resolutividade da atenção, a conduta mais apropriada é
Visualizar Questão Comentada
Considere que Ana, de 21 anos de idade, grávida de seu primeiro filho, idade gestacional 37 semanas, pré‑natal de risco habitual, foi atendida na UBS com quadro de pressão arterial de 150x95 mmHg, repetida por duas ocasiões, com intervalo de quatro horas entre as medidas.
Nesse caso, qual é a melhor conduta a ser adotada?
Visualizar Questão Comentada