Filtrar


Questões por página:
Mulher de 34 anos com queixa de urgência miccional e noctúria há anos, com pouca melhora após medidas comportamentais, redução da ingestão de cafeína e exercícios para o assoalho pélvico. Realizou estudo urodinâmico que evidenciou diversas contrações não inibidas de amplitude crescente conforme o aumento do volume vesical. Em relação ao tratamento para a condição acima descrita, assinale a alternativa correta.

O prolapso de órgãos pélvicos estão associados a diversos fatores, como multiparidade, obesidade, idade acima de 60 anos, doenças do colágeno e outros. A classificação POP-Q (Pelvic Organ Prolapse Quantification) constitui ferramenta importante no estadiamento e definição do tratamento. Em relação ao melhor tratamento para a distopia genital descrita conforme a Figura 1, assinale a alternativa correta.

 

 

Imagem associada para resolução da questão



 

P.C.S.,32 anos, nuligesta, queixa-se de dor pélvica crônica, dispareunia e hematúria. Traz consigo exame complementar que descreve cisto anexial à direita, de 7cm em seu maior diâmetro, conteúdo em “vidro fosco”, sem fluxo periférico ao estudo Doppler. Em relação ao tratamento a ser instituído, assinale a alternativa correta.
A Endometriose é uma doença ginecológica inicialmente descrita em 1860, de natureza multifatorial, e que constitui importante problema de saúde pública por seu impacto na saúde física e psicológica da mulher. Em aproximadamente 70% dos casos, os sinais e sintomas referidos pela paciente são suficientes para a hipótese diagnóstica. Em outros casos, alguns exames complementares podem ser úteis para o diagnóstico e estadiamento. Assinale a alternativa que contenha os melhores exames complementares.
M.D.S.,31 anos, chega ao Pronto Atendimento Ginecológico queixando-se de dor em baixo ventre há aproximadamente uma semana, corrimento vaginal esverdeado e febre. Durante o exame físico ginecológico, identifica-se fortes dores à palpação de anexo direito e colo uterino. Encontra-se com os seguintes sinais vitais: PA 110 x 70 mmHg / FC 98 bpm / FR 18 irpm / SatO2 98% / TºC axilar 38,4ºC. Nos exames subsidiários, encontramos: Hb 12,1 - Ht 36,0 - Leucócitos 18.900 (5% B) - PCR 203,0 – BHCG positivo.
Em relação à melhor conduta no caso, assinale a alternativa correta.