Filtrar


Questões por página:
É “caracterizado pelo desaparecimento do mercado de trabalho de profissões ou funções em razão do avanço tecnológico, tornando cada vez mais alto e contínuo o percentual da população desempregada. Um exemplo dessa mudança no mercado de trabalho é o desaparecimento da função de torneiromecânico” (OLIVEIRA,2025, p.147). O excerto apresenta consequências resultantes da aplicação da metodologia do modelo de produção:
Na década 1970, o modelo fordista de produção começou a entrar em crise, em virtude do esgotamento dos mercados por razão da superprodução, o que acarretou, consequentemente, a diminuição da lucratividade. Um novo formato de organização da produção, implementado pela montadora de automóveis japonesa Toyota Motor Company, fundada em 1937, foi adotado e preconizava uma mudança sem precedentes na organização do trabalho e que trouxe para o trabalhador consequências. Neste sentido, marque a alternativa correta.
Visualizar Questão Comentada
O trabalho visto pela sociologia é uma especialidade humana, criadora de valores. E é através dessa especialidade humana que o homem marca sua capacidade de transformar a natureza, o ambiente e sua relação com os outros seres humanos. Sobre o trabalho, assinale a alternativa incorreta:

Giovanni Alves (2000) afirmou que o chamado “novo sindicalismo”, durante a década de 1980, caracterizou-se por uma nova prática sindical, de organização da base, da construção da intervenção operária nos locais de trabalho, considerada uma das principais debilidades do sindicalismo brasileiro. Sobre o “novo sindicalismo”, analise as afirmativas abaixo:


I. O desenvolvimento das novas organizações de base era, de certo modo, uma necessidade posta pelo complexo de reestruturação produtiva.

II. O surgimento das novas organizações de base vincularam-se a uma prática sindical de novo tipo, classista, de matriz socialista, que predominou na CUT durante a década de 1980.

III. Correntes socialistas, que possuíam expressão política no novo sindicalismo, colocaram a necessidade do controle da produção pela hegemonia capitalista.


Assinale

mostrar texto associado
Tendo em vista o processo de ensino e de aprendizagem da sociologia, julgue o item.

O norte-americano John Dewey contrapôs-se àquilo que alegou ser uma passividade no ensino tradicional, defendendo que a ação precede o conhecimento e o pensamento e que o ser humano é um ser que age antes de existir como ser pensante, o que deveria levar o indivíduo a ter um ensino intimamente conectado com a ação, com a vida, com a prática e com a experiência.